*Enviado-especial ao Euro 2016

Cédric está confiante numa grande prestação da seleção nacional e acredita numa candidatura séria de Portugal ao título europeu.

Na conferência de imprensa desta manhã, no centro de estágio de Marcoussis, quartel-general da seleção nacional, o lateral direito que representa o Southampton, de Inglaterra, declarou que toda a seleção está muito feliz pela receção a que teve direito na véspera por parte de muitos emigrantes à chegada a França, salientando em seguida que a seleção nacional está em França para lutar pelo título de campeã da Europa: «Na nossa cabeça sempre fez sentido [Portugal ser candidato], senão nem estaríamos aqui. Temos de acreditar. Como o selecionador diz: temos de acreditar para podermos conquistar esse sonho. Sabemos que é difícil, que temos de trabalhar, mas não deixa de ser um objetivo.Toda a seleção está muito feliz por este apoio de tantos emigrantes. É fantástico virmos a França e parecer Portugal. Vai ser uma constante no Europeu. É uma motivação extra.»

Além das ambições coletivas para este Euro 2016, Cédric abordou ainda a competição particular com Vieirinha, «um jogador com muita qualidade», pela vaga do lado direito da defesa de Portugal já na estreia frente à Islândia. «Fiz uma época positiva, e estou motivado. É para mim orgulho pertencer a este grupo. O Vieirinha é um excelente jogador e estamos ambos focados. Competitividade vai haver sempre e faz-nos estar mais fortes. Essa vai ser a chave.»

Cédric não quis entrar em detalhes sobre o que ele e Vieirinha acrescentam à equipa. «É demasiado específico, dependeria de cada situação de jogo. Vieirinha tem muita qualidade, e fez um excelente campeonato., Tanto eu como o Vieirinha estamos aqui para ajudar, porque o mais importante é atingirmos todos o nosso objetivo.»

Instado pelos jornalistas a comentar se coloca a hipótese de Fernando Santos não lhe dar a titularidade, Cédric foi diplomático. «Estou muito feliz por estar aqui neste lote especial de 23. Todos os jogadores vão ser importantes. O mais importante é estarmos focados e a remar para o mesmo lado. Se isso acontecer será mais fácil atingirmos esse objetivo de ganhar o Euro. Sabemos logo à partida que estamos numa seleção de muita qualidade, e quando assim é tem de haver muito respeito entre os colegas. Até aqui tem sido fantástico. Os jogadores que entraram frente à Estónia entraram muito bem. E penso que será assim no resto do Euro», explicou.

O lateral garantiu ainda que se sente «completamente bem fisicamente», assegurando que «a Seleção está a trabalhar para que todos os jogadores apareçam na melhor forma neste primeiro jogo.»