Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações na flash interview da Sport TV após o apuramento de Portugal para as meias-finais do Euro 2016:

«Entrámos mal nos primeiros 20 minutos. Sofremos um golo num lance conhecido. Sabíamos que a questão central deles passava muito pelo dez, depois pelo cinco, pelo sete e pelo nove.

Entendi que a melhor solução seria jogar com três médios. William, Renato e Adrien. As coisas não correram tão bem, um pouco fruto da inexperiência, da idade. A juventude tem disto. Depois procurei mudar: chamei o Renato para transformar o jogo em 4x4x2.

Depois estabilizámos, fizemos o golo e estabilizámos ainda mais e fomos melhores. Controlámos melhor e estivemos melhor nas marcações. Com bola funcionámos à direita e à esquerda tivemos mais dificuldades.

Também se ganha com sacrifício. Se um penálti tivesse sido marcado, se calhar as coisas podiam ser diferentes.»

[Análise aos jogadores]

«Gostei do comportamento de todos. Não falo em questões individuais. O Pepe tem sido brutal: ele e o Cristiano, que fez um jogo fantástico em termos do que é um líder. Todos tentaram cumprir a sua missão. Todos estão de parabéns, todos foram muito importantes. O Renato também esteve muito bem.

Quem quero para as meias finais? Vou descansar agora e amanhã vejo o jogo.»