Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações na flash interview da RTP após o Croácia-Portugal:

«Foi um jogo muito forte, sabíamos isso. A Croácia uma é excelente equipa. Procurámos estudar bem a Croácia, manietar os desequilíbrios deles e responder sempre bem, com capacidade de ter bola e de sair a jogar.

Jogo foi sempre equilibrado. Na primeira parte não me lembro do nosso guarda-redes fazer uma defesa. Nós também não tivemos muitos momentos.

[No fim] Tivemos a felicidade que nos faltou antes mas pareceu-me certo.

Houve lances de contra-ataques bons, mas que não conseguimos explorar perante um adversário que fechou bem os caminhos. Eles tentaram sempre bloquear o Ronaldo, conhecem-no. E nós tentámos criar condições para o desbloquear.

Fomos felizes principalmente nestes últimos dois minutos mas é normal: a Croácia começou a mandar bolas para cima.

Nunca estive desolado, como vocês viram e têm estado comigo todos os dias. Nunca estive muito preocupado, por assim dizer porque acredito nesta equipa. Às vezes nem sempre fazemos o que gostávamos mas estes jogadores estão aqui por um motivo.

Não estamos eufóricos, mas vamos continuar a lutar, final a final para chegarmos à ultima final.»

[As decisões técnicas]

«Tive de retirar o André [Gomes] do jogo, estava a ter muitas dificuldades. Havia outras soluções. Se tivesse o João [Moutinho] em condições... mas não estava em condições. Uma das soluções era colocar o Renato em campo, mas pareceu-me mais claro passar o Nani para uma das alas porque o Renato pode perder um bocadinho o controlo nestes jogos porque ainda é muito novo.»