João Mário está a realizar uma temporada de sonho. Depois de se ter destacado com titular indiscutível no Sporting de Jorge Jesus, o talentoso médio integrou o grupo restrito dos 23 de Fernando Santos para a fase final do Campeonato da Europa e guarda ainda a ambição, se o Sporting permitir, de poder ainda vir a ser chamado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Uma possibilidade pouco remota, uma vez que João Mário já tem muitos jogos esta temporada e vai ainda jogar a fase final do Euro2016, à partida com o estatuto de titular, mas a possibilidade de ainda ir aos Jogos Olímpicos abriu alargou ainda mais o contante sorriso do simpático jovem internacional. «Não sei, naturalmente essa decisão caberá sempre ao meu clube. Sempre sonhei participar nuns Jogos Olímpicos, mas essa decisão não caberá a mim, mas sim ao Sporting», respondeu.

Uma ascensão meteórica se recordarmos que ainda há dois anos João Mário jogada no V. Setúbal e esteve pré-convocado para o Mundial do Brasil. Em dois anos, o médio reforçou o seu estatuto e de que maneira. «Há dois anos fui pré-selecionado quando estava no Vitória. Foi o início de tudo o que aconteceu até agora. A passagem pelo Vitória deu-me grande bagagem para o que depois pude conquistar no Sporting. Em relação à seleção, tudo aquilo que sonhei e pensei está a ser ainda melhor. É uma honra fazer parte deste grupo, mas agora só penso em desfrutar deste momento», comentou.

Depois do Vitória, João Mário ganhou espaço no Sporting com Marco Silva e impôs-se definitivamente em Alvalade sob o comando de Jorge Jesus. «Naturalmente foi a minha melhor época até ao momento, mas é normal que de época para época sinta que tenha de melhorar. As provas são dadas nos clubes, caberá agora ao selecionador decidir quem será titular e quem vai ajudar o país», referiu.

João Mário será um dos dez jogadores que nunca disputaram uma fase final pela seleção A, um objetivo que perseguia desde os escalões de formação das seleções. «Acima de tudo trabalhamos todos muito para jogar uma grande competição. Há sempre uma grande preparação nos sub-17, sub-19 e sub-21, mas o grande objetivo é chegar à Seleção A. Fiquei com orgulho por fazer parte das escolhas e, agora, vou encarar a prova com grande orgulho e dar o meu melhor», referiu ainda.

A verdade é que Portugal, a par da Alemanha, são as únicas seleções que estão envolvidas nas competições de todos os escalões ao nível de seleções. Portugal já venceu o Europeu de sub-17 e vai ainda disputar o Europeu de sub-19 e os Jogos Olímpicos com os sub-21.Como se explica este sucesso? «É fácil, existem grandes jogadores, grande qualidade na formação e grandes treinadores. Daí o sucesso dos Sub-17- Já o ano passado também participei nos Sub-21 (vice-campeões da Europa) e os Sub-19 também estão na fase final. É reflexo da qualidade dos jogadores e dos treinadores na formação em Portugal», explicou ainda João Mário.