* Enviado-especial ao Euro2016

João Moutinho, jogador da Seleção Nacional, em declarações na zona mista do Estádio Vélodrome após o apuramento de Portugal para as meias-finais do Euro 2016:

«Estamos cá para ajudar e atingir os objetivos da Seleção, seja dentro ou fora do campo, os que jogam e os que não jogam.

Temos o objetivo de vencer todos os jogos e foi o que aconteceu hoje. Todos os jogadores que entraram deram o melhor para ajudar e conseguimos o apuramento.

Os penáltis podem calhar para qualquer lado. Estivemos muito bem a bater e o Rui [Patrício], com enorme defesa, e o Quaresma com o último penálti fizeram com que conseguíssemos sair vitoriosos contra excelente seleção que se bateu bem e tentou fazer o seu jogo. O sentimento é de confiança. Todos tínhamos a confiança de que poderíamos marcar o penálti, e também no Rui, que poderia defender, e foi com esse espírito que fomos para as grandes penalidades.

Adversário preferido para as meias-finais? Não há adversários preferidos. São todas seleções difíceis. Vamos estar concentrados da mesma maneira que estivemos em todos os jogos para chegarmos à final.

Estou aqui para ajudar o grupo, como tenho feito em todos os jogos. Tenho de tentar satisfazer o que o treinador me pede, e tento dar o meu melhor, tanto hoje como nos outros jogos. Vou continuar assim e se o mister achar que posso ajudar vou dar o meu melhor para ajudar a Seleção a atingir os seus objetivos.

A condição física não se altera de um dia para o outro, de um estado lastimável, como vocês têm dito, para o ideal. Tentei dar o meu melhor nos outros jogos tal como tentei neste, felizmente conseguimos aqui o apuramento e estamos de parabéns.

O que disse o mister ao intervalo? Tínhamos de tentar fazer as coisas melhor, de tentar pressionar um pouco mais alto, e foi o que aconteceu. Era preciso ter um pouco mais de bola e conseguimos. Criámos uma ou duas oportunidades que podíamos ter concretizado para não levar o jogo para as grandes penalidade. Não aconteceu, estivemos muito bem. Há que dar os parabéns a toda a equipa por este resultado.»