Ricardo Carvalho considera que «é obrigatório» Portugal passar a primeira fase do Euro 2016 e também fala na ambição de chegar a uma meia-final ou mesmo à final, mas desta vez, ao contrário do Euro 2004, é para ganhar.

«A verdade é que temos feito um bom trabalho diariamente, estamos unidos e com a ambição de chegarmos ao Europeu e fazer uma boa campanha e isso passa por chegar a uma final, uma meia-final e ganhar. Não vai ser fácil, mas temos de nos preparar para essas dificuldades que vamos ter», começou por destacar o experiente central de 38 anos.

O central do Monaco foi titular no primeiro teste frente à Noruega e, pelo que vimos no treino desta terça-feira, é bem provável que também comece o jogo frente à Inglaterra, marcado para a próxima quinta-feira. Ricardo Carvalho será, assim, uma das pedras basilares na defesa de Fernando Santos para a estreia na fase final.

«O primeiro jogo vale o que vale. É importante começar bem, mas se isso não acontecer, também temos outros jogos. Acho que é obrigatório passarmos a primeira fase e se ganharmos o primeiro jogo isso fica mais fácil de realizar», prosseguiu o defesa em conferência de imprensa.

Ricardo Carvalho foi titular no primeiro teste ao lado de José Fonte, mas Bruno Alves e Pepe ainda não estavam disponíveis. O central do Fenerbahçe já chegou entretanto e a concorrência para o eixo central vai aumentar nos próximos dias. Tudo positivo para Ricardo Carvalho. «A concorrência obriga-nos a ser melhores, tanto nos treinos como nos jogos. A concorrência, no meu sector, obriga-nos a estar mais concentrados e a não falhar», referiu ainda.

Em Wembley, Ricardo Carvalho deve jogar ao lado de Bruno Alves, dois centrais com larga experiência internacional. «Não é só a experiência. A experiência é importante, mas a verdade é que todos nós temos feito uma boa campanha nos nossos clubes, por isso é que fomos chamados pelo selecionador. Não é a experiência que vai jogar, cada um tem que fazer o seu trabalho quando for chamado», destacou.

Depois do jogo com a Inglaterra, Pepe e Cristiano Ronaldo também vão reforçar o grupo depois de terem conquistado mais uma Liga dos Campeões para o Real Madrid. O capitão da Seleção Nacional não realizou uma grande exibição na final de Milão, mas Ricardo Carvalho não está preocupado com a maior referência da Seleção Nacional. «Todos nós o conhecemos, nos momentos importantes está sempre presente e é uma mais-valia para a seleção», referiu.

Quanto à Inglaterra, Ricardo Carvalho conhece boa parte dos jogadores, dos tempos em que jogou na Premier LEague com a camisola do Chelsea. «É mais um teste, todos nós sabemos que a Inglaterra tem uma grande seleção, é sempre uma das favoritas a ganhar, mas temos de pensar em nós próprios e fazer um bom teste. Respeitamos o adversário, mas temos de olhar para nós e tentar faze um bom jogo para nos assumirmos cada vez mais», destacou ainda Ricardo Carvalho.