*Enviado-especial ao Euro 2016

Ante Cacic fez esta sexta-feira, em Lens, a antevisão ao jogo de amanhã com Portugal, dos oitavos de final do Euro 2016.

«Não é fácil, Não sei dizer quem é o favorito ou a melhor equipa. Quando analisámos Portugal e o terceiro lugar no seu grupo percebem que essa posição não traduziu o que jogaram. Jogaram muito bem. Tiveram três empates, mas estiveram perto de ganhar, no último encontro marcaram três golos e têm muitas individualidades. Nós realizámos três grandes jogos, o que nos deu a ambição de podermos chegar longe. Será um encontro entre duas equipas fortes, não há favoritos», atirou o selecionador croata, que não também não quis avançar se os portugueses eram o rival que desejavam nesta fase: «Não há adversários fáceis nestes torneios, sobretudo depois da fase de grupos. Houve algumas surpresas, jogos apertados. Como não posso ter intervenção no sorteio, tenho de fazer com que a equipa esteja focada e faça o seu melhor para ultrapassar Portugal.»

O nome de Cristiano Ronaldo, e a célebre questão da marcação individual foi posta a Cacic. «Todos os jogos são diferentes, todas as abordagens são diferentes. Temos de jogar o nosso jogo, temos de ter uma boa performance se quisermos ganhar. Vamos ter de ter cuidado, defender bem, a equipa portuguesa tem grandes individualidades. Ronaldo é o melhor deles, não podemos permitir que mostre o quão forte é, temos de limitá-lo. Temos de estar focados, para não jogarem como querem. Temos de defender muito forte nele. Limitá-lo.»

Cacic não olha para os três empates da Seleção Nacional como um sintoma de fragilidade. «Não ganharam, é verdade. Mas podem mudar o seu jogo amanhã. Vão respeitar-nos, vão tentar tudo para ganhar. Temos um recorde mau contra Portugal, mas marcámos alguns golos. Houve um 3-0 que perdemos em 1996 e temos de mudar isto. É um jogo importante, a equipa está preparada para mudar», garantiu.

O técnico também não acha preocupante o estado de euforia que se vive no seu país com a campanha até aqui: «Não sinto pressão. Sinto-me normal. Penso em mim e na minha equipa, focado no jogo de amanha. Por que não esta euforia se for positiva? Os croatas estão otimistas pelo que fizemos nestes três jogos, há um bom ambiente, espírito de equipa. Depois do que aconteceu com a República Checa, depois de o jogo ter sido interrompido, estamos de volta. Mesmo com a Espanha, sofremos golos muito cedo. Recuperámos, foi uma grande vitória. Posso imaginar por que estão eufóricos e otimistas. Talvez estejam a exagerar, mas não faz mal.»

O selecionador diz que amanhã, antes do pontapé de saída, vai «repetir as coisas mais importantes, algumas frases simples, como se devem comportar», o que foi trabalhado e desejar sorte aos seus jogadores. Ancic revelou que Modric e Mandzukic parecem-lhe bem, mas não pode confirmar ainda se vão estar aptos para os 90 minutos. «Vou decidir antes do jogo», sublinha.

A forma fantástica de um jogador também foi abordada. «Não há segredo. O Ivan [Perisic] tem jogado nos últimos anos a um altíssimo nível. Tem sido um dos jogadores mais fortes da nossa equipa, sente-se em forma e fisicamente está bem. Talvez tenha a ver com o ambiente na equipa, que é muito positivo. Quando tudo correr bem, os jogadores podem jogar a este nível», concluiu.