Fátima Pinto é a voz do estado de espírito em que a seleção portuguesa de futebol feminino se encontra. A futebolista do Sporting reconhece alguma ansiedade no grupo, embora seja atenuada pelo conhecimento que têm das outras seleções.

«Ansiedade? Um bocadinho, não podemos negar isso. Há sempre um bocadinho de ansiedade, mas, por outro lado, tranquilizamo-nos porque os treinadores falam connosco e temos todas as informações sobre as equipas. Nesse aspeto estamos tranquilas», revelou.

Apesar de Portugal ser a seleção menos cotada do ranking, a atleta não teme nenhum oponente: «Não digo temer, temos respeito por todas. Sabemos que a Espanha – e joguei em Espanha dois anos (no Santa Teresa) – tem muito boas jogadoras, de grande qualidade técnica, e vai ser um jogo complicado, como todos os outros», reconheceu, antecipando já a estreia da seleção nacional na prova.

A campeã nacional ao serviço do Sporting é habitual titular nas «leoas», mas na equipa nacional tem a concorrência de Dolores Silva, que fez todo o apuramento a titular. Uma luta pelo lugar que faz crescer ambas as atletas: «É muito difícil concorrer com a Dolores, mas eu cresço e aprendo muito com ela e é para isso que aqui estou, para trabalhar, para lhe dar concorrência e ela também crescer».

O Campeonato da Europa de futebol feminino realiza-se na Holanda e tem início no dia 16 de julho. A seleção das «quinas» faz a sua estreia – de sempre – na prova no dia 19, contra a Espanha. As duas outras equipas do grupo são a Inglaterra e a Escócia.