Fábio Coentrão, no seu melhor, está ao nível dos melhores laterais-esquerdos do futebol internacional.
 
O problema têm sido as lesões. Demasiadas lesões.
 

O jogador do Real Madrid, que Jorge Jesus construiu no Benfica como um dos laterais-esquerdos do Mundo, tem sido muito perseguido por problemas físicos, sobretudo nos últimos três anos.
 
A cronologia de paragens por lesão, sobretudo desde 2012,  impressiona. A última foi, é claro, no jogo de Genebra, com a Itália, em dia em que completava 50 internacionalizações pela Seleção.

Problema muscular forçou a saída precoce, aos 24 (entrou Eliseu). Foi mais um episódio de um longo calvário na história futebolística de Fábio Coentrão. Aos 27 anos, está já demasiado marcado pela condicionante física.

O ciclo interminável de lesão-recuperação-regresso-nova lesão-nova recuperação estará, de resto, na origem do progressivo afastamento de Fábio Coentrão da titularidade do Real Madrid (nesta última época, Coentrão falhou mais de 20 jogos devido a problemas físicos, perdendo muito terreno para Marcelo na luta pela titularidade no lado esquerdo da defesa).

Os rumores sobre uma possível saída do Real ( o próprio jogador admitiu que veria com bons olhos um regresso ao Benfica, apesar de ter mais três anos de contrato com os merengues) estarão relacionados com essas paragens sucessivas.



Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid até ao final da época 14/15, admitiu em abril passado: «O Coentrão é um jogador muito competitivo. Nos jogos faz tudo com uma intensidade extraordinária. Tem de seguir o mesmo princípio nos treinos, porque nem sempre isso acontece e acaba por condicionar o seu estado físico. Deve aumentar a intensidade nos treinos para evitar lesões».




AS LESÕES DE FÁBIO COENTRÃO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS:

16 JUNHO 2015 -- Lesão muscular durante o Portugal-Itália força substituição aos 24 minutos

11 FEVEREIRO 2015 – Lesão muscular na perna direita contraída em treino do Real Madrid, três semanas de paragem

3 FEVEREIRO 2015 -- Pequena lesão no tendão d'Aquiles impede-o de defrontar Sevilha

6 OUTUBRO 2014  – Lesão no joelho esquerdo, contraída em treino do Real Madrid, impede-o de defrontar França e Dinamarca

16 JUNHO 2014 -- Lesão muscular de grau dois do músculo adutor da coxa direita, Portugal-Alemanha (0-4), primeira jornada da fase de grupos do Brasil-2014 

JUNHO 2014 -- Traumatismo na anca condiciona a preparação de Fábio Coentrão para o Mundial 
 
25 AGOSTO 2014 – Entorse no joelho retira-o da estreia do Real Madrid na Liga espanhola 14/15, com o Córdoba
 
19 NOVEMBRO 2013 -  Lesão muscular na região posterior da coxa direita, Suécia-Portugal (2-3), play-off de qualificação para o Mundial, dois meses fora de competição

2 NOVEMBRO 2013  – Entorse no tornozelo, Rayo Vallecano-Real Madrid (2-3), liga espanhola, dez dias de fora

10 SETEMBRO 2013 -- Lesão muscular no decorrer do Brasil-Portugal, particular em Boston, 15 dias de paragem 

12 OUTUBRO 2012 --  Lesão nos músculos adutores, contraída na partida com a Rússia, afasta-o de jogo com a Irlanda do Norte (em Espanha, nessa altura, notava-se: «Coentrão de cristal, terceira lesão por Portugal desde que está no Real Madrid»


JUNHO 2012  - Começa a fase final do Euro-2012 a recuperar de traumatismo na região ilíaca posterior

29 FEVEREIRO 2012 - Lesão muscular no adutor coxa direita, Polónia-Portugal (0-0), particular de preparação para o Euro-2012

Nota: esta cronologia incide no período desde 2012, altura em que o número de paragens por lesão aumentou consideravelmente na carreira de Fábio Coentrão.

Até 2012, no entanto, os problemas musculares foram frequentes, sobretudo no ano de 2010 (ausência no jogo com Espanha, em novembro; lesão com Chipre em setembro desse ano, provocando ausência na partida com a Noruega).

Também no ano de 2011 os problemas musculares o afetaram, retirando-o de alguns jogos do Real, então treinado por José Mourinho, na Liga espanhola e da Champions, como em setembro, frente ao Ajax