A Macedónia, terceiro e último adversário de Portugal na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21, é a grande surpresa entre os doze finalistas, depois de se ter qualificado como primeiro classificado do Grupo 3 com mais um ponto do que a França, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Estreou-se na fase de qualificação, sem surpresa, com uma derrota na visita à Islândia (0-3). A surpresa é que não voltou a perder até ao final da qualificação, somando nos restantes nove jogos, seis vitória e três empates, dois deles com a França que era a grande favorita neste grupo e acabou eliminada por apenas um ponto. Contra todas as expetativas, a Macedónia acabou no primeiro lugar do grupo, com 21 pontos, mais um do que a França.

Treinador: Blagoja Milevski

É uma equipa com genes jugoslavos, como a Sérvia, orientada por Blagoja Milevski, treinador de 45 anos, que fez a sua formação, como jogador, no Estrela Vermelha, em Belgrado. Depois de uma carreira modesta como jogador, chegando a jogar na Grécia, Eslováquia e Israel, Milevski assumiu a condução desta seleção em 2014, depois de ter sido campeão da Macedónia, já como treinador, à frente do FK Vardar onde também conquistou uma Supertaça.

Os golos da Macedónia na fase de qualificação:

Estrela: Zajkov acima do coletivo

Esta equipa da Macedónia destaca-se, acima de tudo, pelo coletivo. A maioria dos jogadores joga na liga macedónia e Gjoko Zajkov, atualmente no Charleroi, na Bélgica, é um dos poucos a jogar na Europa ocidental. Nesta equipa também se destaca Boban Nikolov, médio ofensivo do Vardar, e Marjan Radski, avançado do Shkendija, que se destacou como melhor marcador desta seleção na fase de qualificação, com três golos.

A equipa-tipo: