Fábio Coentrão excluiu-se no princípio da semana das opções de Fernando Santos para o Mundial.

Numa nota publicada nas redes sociais, o lateral emprestado pelo Real Madrid ao Sporting disse não estar nas condições necessárias para representar Portugal numa competição com a exigência do Mundial.

Questionado a propósito do tema, Fernando Santos deixou elogios à postura do jogador. «O que me apraz registar foi a forma como o Fábio, de uma forma exemplar, colocou a questão. Meteu o comunicado pessoal e atempadamente. Não se excluiu da Seleção Nacional, antes pelo contrário. Apraz-me registar a elegância que teve perante o selecionador nacional. Depois disso, a questão ficou arrumada», afirmou à margem do anúncio dos 23 convocados para a Rússia.

De seguida, Santos comentou a chamada de Raphael Guerreiro, jogador que teve uma época marcada por muitos problemas físicos que fizeram com que só somasse 15 aparições pelo Borussia Dortmund.

«O Raphael é um jogador que tem toda a qualidade para fazer parte da Seleção Nacional. Há duas semanas que estava a treinar», começou por dizer antes de reiterar que o jogador oferece nesta altura todas as garantias físicas. «Depis de uma análise aprofundada, chegámos à conclusão - mesmo sem ter a certeza absoluta mas com um grau de probabilidade muito forte - que está em condições para estar no Campeonato do Mundo. Pode acontecer [n.d.r.: bate na mesa] que daqui a uma semana ou duas digam que não estudaram bem o assunto. [Mas] Podem ter a certeza que o assunto foi muito bem estudado», rematou.