Foto: André Sanano/FPF

A Seleção Nacional de sub-17 estreou-se na fase final do Campeonato da Europa, que está a decorrer no Azerbaijão, com uma exibição de gala frente à equipa anfitriã, com uma mão cheia de golos, no primeiro jogo do Grupo A. Uma entrada com o pé direito da equipa de Hélio Sousa que, agora, pode garantir já a qualificação para os quartos de final, no próximo domingo, quando defrontar a Escócia.

Pode ver aqui a antevisão da prova          

Uma exibição de qualidade a abrir caminho para as ambições assumidas pela jovem seleção que pretende repetir o feito de 2003, em Viseu. O selecionador montou um onze com uma defesa que, além do guarda-redes, contou com três jogadores do FC Porto, curiosamente todos com Diogo no primeiro nome, e um ataque exclusivamente do Benfica, com Mesaque Dju e João Filipe bem abertos sobre as alas e José Gomes ao meio no papel de ponta de lança.

Uma entrada fulgurante no jogo, com três golos na primeira meia-hora, com a Seleção Nacional a aproveitar o desacerto inicial da defesa azeri, que deixava muito espaços nos flancos e José Gomes demasiado solto na zona de finalização. Logo aos 4 minutos, na sequência de um canto de Rúben Vinagre, José Gomes saltou entre três defesas para cabecear junto ao primeiro poste para o primeiro golo. Bola ao centro e, na sequência de um livre, Rúben Vinagre atirou ao poste.

Portugal chegava com facilidade à área azeri e Diogo Queirós, com uma cabeçada, esteve muito perto de marcar, mas o segundo golo chegou logo a seguir, aos 16 minutos, outra vez por José Gomes, desta vez a tirar proveito de um tremendo erro do guarda-redes Hseynov que saltou com o Asamov e deixou a bola à mercê do avançado do Benfica que atirou para as redes vazias.

Portugal manteve a intensidade ofensiva e não demorou a chegar ao terceiro, aos 24 minutos, em mais um lance infeliz do capitão azeri que, na sequência de um cruzamento de Miguel Luís da direita, introduziu a bola na própria baliza, na tentativa de se antecipar a José Gomes. Tudo muito fácil, mas o resultado ao intervalo acaba por ser lisonjeiro, uma vez que Gedson Fernandes, Miguel Luís e José Gomes tiveram novas oportunidades flagrantes para marcar. O Azerbaijão, por seu lado, não conseguiu incomodar Diogo Costa, somando apenas um remate, inofensivo, ao lado.

Foto: André Sanano/FPF

Portugal chegava ao intervalo com a vitória praticamente assegurada, não só pelo que demonstrou na primeira parte, mas, sobretudo, pela ausência de resposta do Azerbaijão. Mas o segundo tempo começou como o primeiro, com um golo de Portugal, logo aos 44 minutos. Um golo de belo efeito, diga-se. Na sequência de mais um ataque, Gedson Fernandes recuperou uma bola à entrada da área e serviu Miguel Luís que atirou colocado, por cima do  guarda-redes azeri, com a bola a entrar junto à trave.

Foi já com tons de goleada que Hélio Sousa começou a gerir, abdicando de Miguel Luís, José Gomes e Mesaque Dju para lançar no jogo Domingos Quina, Mickael Almeida e Rafael Leão. Portugal levantou o pé, mas continuou a ser a equipa que criava mais e as melhores oportunidades, com a defesa portuguesa, com poucos erros, a não ceder espaços ao Azerbaijão. A quatro minutos do final, Gedson Fernandes fixou o resultado final em 5-0, com mais um remate de fora da área de belo efeito.

Portugal estreia-se, assim, a ganhar, e a assumir o comando do Grupo A, para já com os mesmos pontos do que a Bélgica que, também esta quinta-feira, bateu a Escócia por 2-0.

Hélio Sousa (sub-17): «Foi o início que desejávamos»

FICHA DO JOGO

Estádio Olímpico de Baku

Árbitro: Bartosz Frankowski (Polónia)

Árbitros assistentes: Vasili Ermischin (Moldávia) e Balazs Buzas (Hungria)

AZERBAIJÃO: Huseynov; Karakash, Asadov, Seylighli e Garayev; Gadirzade e Mukhtarli (Mehdiyev, 49m); Güler, Ekinjier e Nabiyev (Ahmadov, 77m); Oksuz (Kasumov, 53m).

Selecionador: Tabriz Hasanov.

PORTUGAL: Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite e Rúben Vinagre; Gedson Fernandes, Florentino e Miguel Luís (Domingos Quina, 48m); Mesaque Dju (Rafael Leão, 66m), José Gomes (Mickael Almeida, 58m) e João Filipe.

Selecionador: Hélio Sousa.

Ao intervalo: 0-3.

Golos: José Gomes (4 e 16m), Asadov (24m, pb), Miguel Luís (44m) e Gedson Fernandes (76m).

Disciplina: nada a assinalar.

Resultado final: 0-5.

O FILME DO JOGO

0m: Neste primeiro onze eleito por Hélio de Sousa, destaque para uma defesa que, além do guarda-redes, conta com três jogadores do FC Porto, curiosamente, todos chamados Diogo.

0m: O trio do ataque também é composto exclusivamente por jogadores do Benfica, com Mesaque Dju, José Gomes e João Filipe destacados na frente.

0m: Portugal joga com camisola branca e calções azuis. O Azerbaijão, todo de vermelho.

0m: COMEÇOU O JOGO!

4m: GOOOOOOOLO! (0-1) Pontapé de canto da direita, marcado por Rúben Vinagre, com José Gomes a cabecear junto ao primeiro poste, entre três defesas contrários. Portugal entra no jogo a ganhar.

6m: RÚBEN VINAGRE AO POSTE! Na sequência de um livre, sobre a direita, Vinagre cruza, mas ninguém toca na bola que vai ao ferro.

9m: Cabeçada de Diogo Queirós e grande defesa de Huseynov!

16m: GOOOOOOLO! (0-2) José Gomes outra vez! Falha incrível do guarda-redes que salta com Asadov e deixa à bola à mercê do avançado do Benfica que atira a contar.

24m: GOOOOOOLO! (0-3): Miguel Luís entra pela direita, cruza e o infeliz do Asadov, capitão do Azerbaijão, que já tinha estado no segundo golo, corta para a própria baliza.

28m: grande desarme de Diogo Leita a Güller.

29m: Gedson Fernandes atira de fora da área, por cima da trave.

30m: jogo interrompido para Diogo Queirós receber assistência. O defesa vai mesmo ter de deixar as quatro linhas. Fiorentino recua para central. Portugal joga com dez.

33m: Diogo Queirós volta ao jogo.

36m: lance individual de Miguel Luís e grande defesa de Huseynov. Esteve à vista o quarto golo de Portugal.

37m: JOSÉ GOMES! Cruzamento de João Filipe e cabeçada do avançado a rasar o poste!

INTERVALO: entrada fulgurante de Portugal que marcou três golos e conrtrolou praticamente toda esta primeira parte. O Azerbaijão conta apenas com um remate, ao lado.

40m: começa a segunda parte, ainda sem alterações nas equipas.

44m: GOOOOOOOLO! (0-4). Golaço de Miguel Luís. Gedson Fernandes recupera uma bola à entrada da área e dá para o lado para Miguel Luís atirar colocado, por cima do  guarda-redes azeri.

46m: JOSÉ GOMES!!! Nova oportunidade para o avançado, com uma cabeçada a levara  bola a passar perto da trave.

48m: SUBSTITUIÇÃO DE PORTUGAL: saiu Miguel Luís; entrou Quina.

49m: SUBSTITUIÇÃO NO AZERBAIJÃO: saiu Mukhtarli; entrou Mehdiyev

53m: SUBSTITUIÇÃO NO AZERBAIJÃO: saiu Oksuz; entrou Kasumov.

58m: SUBSTITUIÇÃO DE PORTUGAL: saiu José Gomes: entrou Mickael Almeida.

66m: SUBSTITUIÇÃO DE PORTUGAL: saiu Mesaque Dju: entrou Rafael Leão.

76m: GOOOOOOOLO! (0-5). passe de Domingos Quina e remate de fora da área de Gedson Fernandes.

77m: SUBSTITUIÇÃO NO AZERBAIJÃO: saiu Nabiyev; entrou Ahmadov.

80m: mais três minutos.
80m: FINAL! 5-0! Grande estreia de Portugal.