A seleção nacional vai jogar os dois jogos particulares do mês de novembro em Viseu e Leiria, dois dos distritos mais afetados pelos incêndios no país este ano, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os embates com Arábia Saudita e Estados Unidos estavam inicialmente agendados para Leiria e Algarve, respetivamente, mas a FPF procedeu a uma alteração no local de ambos. Enquanto o jogo com os sauditas passa para Viseu, no Estádio do Fontelo, o embate com os norte-americanos jogar-se-á em Leiria, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

A federação justifica as alterações com a «responsabilidade social» do futebol. «Ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento de inúmeras famílias neste ano de 2017. Aproximar a seleção nacional, sempre tão acarinhada pelos portugueses, é uma forma clara de manifestarmos a nossa incondicional solidariedade com todas as pessoas afetadas pelo flagelo dos incêndios», sublinhou Fernando Gomes, presidente da FPF.

A decisão de alterar os locais dos jogos foi, de acordo com o organismo, feita em consonância com o selecionador nacional, Fernando Santos, que revela os convocados a 3 de novembro.

A FPF anunciou, ainda, que a receita líquida dos dois jogos «servirá de apoio a famílias das autarquias afetadas pelos incêndios deste ano» e promete um regresso ao Algarve num dos próximos jogos de Portugal. «Tem sido uma das nossas primeiras escolhas para os jogos, tanto particulares como oficiais. O Algarve e os algarvios certamente compreendem o alcance desta alteração e a importância para as populações afetadas», continuou Fernando Gomes.

Portugal joga com a Arábia Saudita e Estados Unidos a 10 e 14 de novembro, respetivamente. Ambos os jogos têm início às 19h45.