Portugal vai medir forças com Itália e Polónia na nova Liga das Nações, ditou o sorteio realizado nesta quarta-feira, em Laussane. O selecionador nacional, em declarações ao sítio oficial da FPF, fez uma análise aos adversários de Portugal e frisou a «vontade e determinação» em vencer.

«É um sorteio com um grau de dificuldade elevado. Já conhecemos bem a Polónia, depois de os termos defrontado nos quartos de final do Campeonato da Europa. É uma equipa que tem jogadores de enorme qualidade e que tem vindo a subir muito. A Itália é, talvez, o adversário que ninguém desejaria. Ficou fora do Mundial e obviamente vai por tudo o que tem nesta Liga das Nações. Vai querer mostrar a potência do futebol italiano. Iremos entrar com grande vontade e determinação para tentar vencer os jogos», analisou.

Fernando Santos considera que a Liga das Nações tem aspetos positivos, enaltecendo a competição: «Numa primeira análise, creio que esta prova tem coisas positivas. Uma delas é o facto de promover a competição em países que, teoricamente, nunca poderiam chegar a uma fase final de uma prova. Neste momento todas essas equipas têm essa janela de oportunidade. É uma competição que vai eleger um campeão por grupo, terá subidas e descidas de divisão e isso contará muito para o ranking.»

A Liga das Nações joga-se de setembro a dezembro de 2018, com a final four, que apurará o vencedor, marcada para junho de 2019.