A Seleção Nacional estreia-se no Campeonato do Mundo da Rússia a 15 de junho diante de Espanha. À margem do anúncio dos 23 convocados, Fernando Santos aproveitou para lançar o duelo com o país vizinho.

«É um confronto entre um favorito e um candidato: a Espanha é um favorito e Portugal é um candidato. Tenho a certeza de que irá ser um grande jogo e a confiança enorme de que o candidato vai vencer», projetou.

O selecionador nacional recusou que a partida com Espanha seja uma espécie de final e deixou elogios a Marrocos e Irão, os dois outros adversários da equipa das quinas no Grupo B. «Espanha é uma equipa fortíssima mas não é só Espanha. Não vamos ter uma final com Espanha: vamos ter um jogo de abertura. A seguir vamos ter a equipa de Marrocos e do Irão, duas equipas fortíssimas e na minha opinião as melhores dos seus continentes. Marrocos é na minha opinião a melhor do continente africano é tem uma equipa muito europeia, não tão africana naquilo que são as características dos jogadores. Depois o Irão, que também é uma equipa fortíssima. Vamos ter uma fase inicial difícil, mas pela confiança que tenho no meu trabalho e no da minha equipa técnica, acredito que vamos resolver os problemas e seguir em frente.»

Fernando Santos terminou a conferência a garantir compromisso total para honrar as cores nacionais: «Da nossa parte há uma coisa que podem esperar sempre: uma determinação total, uma vontade enorme de fazer bem e de levar alto o nome de Portugal.»