André Gomes é um dos dez campeões europeus que não fazem parte das opções de Fernando Santos para o Mundial 2018.

O médio do Barcelona teve uma época difícil e em março passado chegou mesmo a admitir problemas mentais que lhe afetaram a confiança e retiraram o prazer de jogador futebol.

Sem aprofundar este assunto, o selecionador nacional disse ter carinho pelo médio do Barcelona, mas que não faz distinções nesse aspecto. «Obviamente que tenho um grande respeito pelo André Gomes. Gosto pessoalmente do André Gomes e de todos. São todos meus filhos e o meu tratamento tem de ser igual para todos, sob pena de uns serem filhos e outros enteados. Eles sabem muito bem que um dos meus critérios é que são todos meus filhos. As minhas decisões foram de acordo com o que entendi. Com ele e com todos os outros», disse.

Fernando Santos não leva André Gomes para a Rússia e também não conta com Nélson Semedo, também jogador do Barcelona, equipa unanimemente reconhecida como uma das melhores do Mundo. O selecionador nacional relativizou essa questão. «Não ligo muito a clubes. Se fôssemos ligar aos nomes dos clubes, estávamos a incorrer num erro. Tenho é de pensar no que entendo que os jogadores me podem dar», rematou.