A Federação Portuguesa de Futebol contactou a FIFA pedindo para que Fernando possa representar a Seleção Nacional, confirmou um porta-voz do organismo internacional ao Maisfutebol.

A FIFA foi contactada «com vista à possível mudança de federação» do jogador do FC Porto, uma vez que Fernando já representou o Brasil, na categoria sub-20 (jogou o sul-americano de 2007).

O processo, informa ainda o organismo, está nesta altura «pendente».

Quando um jogador já representou outro país, mesmo que nas camadas jovens, é necessária autorização da FIFA para que possa jogar por outra bandeira, mesmo que tenha adquirido todos os direitos de nacionalidade, como é o caso de Fernando.

Há pouco mais de um mês, recorde-se, a Federação ainda não tinha desencadeado o processo, como noticiou na altura o
Maisfutebol.

O processo foi desencadeado, sabe o Maisfutebol, ainda no mês de fevereiro. Segundo explicou fonte da Federação, é uma decisão administrativa, para que não haja obstáculos se Paulo Bento vier a decidir chamar o jogador. 

Na conferência de imprensa de divulgação dos convocados para o jogo com os Camarões, a 28 de fevereiro, Paulo Bento lembrou que Fernando não estava convocado nem podia estar, precisamente por causa desta questão burocrática que exige a intervenção da FIFA. 

Paulo Bento admitiu nos últimos dias que pode convocar jogadores como Fernando, que nunca jogou na Seleção, ou Quaresma, que está há mais de um ano fora das opções. O selecionador sempre se mostrou contrário a pedidos para naturalizar jogadores, mas diz também que, quando alguém adquire a nacionalidade portuguesa passa a ter os mesmos direitos que os outros.