Portugal pode ficar apurado para o Euro 2016 nesta quinta-feira quando estiver concluída a sétima jornada do Grupo I de qualificação. Se o conseguir, será a terceira vez que a Seleção Nacional garantirá o apuramento para uma fase final competição à penúltima jornada.

A Equipa das Quinas já o fez no apuramento para dois Campeonatos do Mundo. Agora, pode estrear-se a carimbar a presença num Campeonato da Europa sem precisar dos pontos da última jornada.

Sempre que assim foi, quando a última jornada já foi para cumprir calendário, Portugal deu-se bem na fase final da competição. Nas duas vezes em que o apuramento foi feito desta forma desafogada, a Seleção Nacional chegou às meias-finais dos Mundiais.

As contas do apuramento de Portugal para o Euro 2016 estão também nesta MF Total

Foi exatamente assim nos Campeonatos do Mundo de Inglaterra, em 1966, e da Alemanha, em 2006.

O apuramento para o Campeonato do Mundo em Inglaterra foi a primeira presença da Equipa das Quinas na fase final de uma grande competição. Os «Magriços» chegaram às meias-finais do Mundial 1966 onde foram eliminados pela seleção da casa (1-2). A equipa nacional ganhou o jogo de consolação de atribuição dos 3º e 4º lugares vencendo a Rússia por 2-1.

O apuramento para o Mundial de Inglaterra ficou selado na penúltima jornada do Grupo 4 com um empate 0-0, no Porto, frente à Checoslováquia. Portugal ficou em primeiro do agrupamento deixando os checoslovacos em segundo lugar e eliminados da fase final.


Este video do Youtube reproduz imagens do programa «Portugal no Mundial – 1966» da «RTP».

Na caminhada para o Mundial 2006, está o outro caso de apuramento na penúltima jornada, no caso, assegurando o primeiro lugar do Grupo 3 da qualificação europeia obtendo a qualificação direta – a segunda classificada Eslováquia foi ao play-off.

Portugal venceu o Liechtenstein por 2-1 (no jogo em que Pauleta igualou o recorde de golos de Eusébio pela seleção: 41) e assegurou cinco pontos de vantagem sobre a Eslováquia com uma jornada ainda por realizar.

Na fase final do Campeonato do Mundo da Alemanha (deste século), Portugal ficou também pelas meias-finais, onde foi batido pela França: 0-1. Em novo jogo de consolação, dessa vez a equipa nacional ficou com o quarto lugar perdendo com a Alemanha: 1-3.



Nas duas vezes em que Portugal conseguiu o apuramento para um Mundial a uma jornada do final da fase de apuramento, a seleção nacional chegou aos quatro últimos. Mas essas não foram as únicas vezes em que a equipa portuguesa chegou às meias-finais de uma competição: Portugal esteve mais quatro vezes nas semifinais e, estas, forma sempre em Europeus.

Euro 1984
Portugal perdeu a meia-final com a França no prolongamento, por 2-3, depois de ter conseguido o apuramento para a fase final ganhando à URSS em Lisboa e ficando com o primeiro lugar do Grupo 2 – o único que dava uma qualificação.

Euro 2000
A seleção portuguesa apurou-se para o primeiro Europeu organizado conjuntamente por dois países como melhor o 2º classificado (no Grupo 7) dos nove grupos de apuramento. No Europeu da Bélgica e da Holanda, a equipa portuguesa foi travada nas meias-finais novamente pela França: Portugal perdeu (1-2) no prolongamento.

Euro 2004
Portugal ganhou o direito de participação como país organizador. A sorte portuguesa foi ditada na final com uma derrota frente à Grécia (0-1).

Euro 2012
A presença no Europeu da Polónia e Ucrânia foi conseguida somente através de um play-off frente à Bósnia-Herzgovina, com um 0-0 em Zenica e uma vitória por 6-2 em Lisboa. Na fase final, Portugal foi eliminado nas meias-finais pela Espanha nas grandes penalidades (2-4).

Portugal esteve em 12 fases finais de uma grande competição de seleções. Aqui ficam de forma sintética as restantes participações ainda por referir com as respetivas fases de apuramento.

Campeonatos da Europa

Euro 1996
O apuramento foi conseguido na última jornada da fase de qualificação com um triunfo sobre a República da Irlanda por 3-0. Na fase final, Portugal caiu nos quartos de final com a República Checa (0-1).

Euro 2008
Portugal chegou ao Europeu como 2º classificado do Grupo A apurado na última jornada. No torneio organizado por Áustria e Suíça, a equipa nacional também ficou pelos quartos de final perdendo para a Alemanha (2-3).

Campeonatos do Mundo

Mundial 1986
A seleção nacional apurou-se na última jornada do Grupo 2 da qualificação europeia com um triunfo na Alemanha por 1-0 (mantendo o ponto de vantagem sobre a Suécia) naquele que foi apelidado de «o milagre de Estugarda». No Mundial do «caso Saltillo» Portugal ficou na fase de grupos.

Mundial 2002
Portugal apurou-se na última jornada do Grupo 2 da qualificação europeia em igualdade pontual com a República da Irlanda (e com igualdade também no confronto direto). Portugal ficou em primeiro lugar com uma vantagem de oito golos entre marcados e sofridos. A Repúbica da Irlanda foi para o play-off. No primeiro Mundial na Ásia, Portugal foi eliminado na fase de grupos.

Mundial 2010
A seleção nacional foi à áfrica do Sul através do primeiro dos dois play-offs seguidos coma Bósnia em fases de qualificação. Na altura, ganhou os dois jogos: 1-0 em Lisboa e 1-0 em Zenica. Na estreia de Campeonatos do Mundo no continente africano, a Equipa das Quinas foi eliminada nos oitavos de final pela Espanha: perdeu 1-0.

Mundial 2014
O último play-off antes do que pode ser agora uma qualificação desafogada. Frente à Suécia, Portugal não vacilou na última hipótese de chegar ao Brasil: Ganhou 1-0 em Lisboa e 3-2 em Solna. Já no Campeonato do Mundo, a seleção nacional voltou a ficar pela primeira fase.