Na conferência de imprensa após a divulgação dos convocados para os duelos com o Andorra e Ilhas Faroé, Fernando Santos falou sobre alguns jogadores em particular, inclusive dois que não fazem parte das opções: Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho.

«Nesta condição seguramente [sem clube] não vai ser possível. Houve uma primeira convocatória em que os critérios foram ligeiramente diferentes, até porque havia muitos jogadores nessa condições. Nesta convocatória, jogador que não compete está fora», afirmou o selecionador.

Em seguida explicou o que significa para sim competir: «Competir pressupõe que não se joga mesmo, ou por lesão ou por opção, não sendo convocado no seu clube.. Muitas vezes pode ficar a ideia que competir significa que tem que jogar os jogos todos, também não é isso. Há jogadores que estão em equipas em que o equilíbrio dos seus plantéis é tão forte que não jogam sempre. Vão jogar um jogo, depois não jogam, depois jogam meia hora, 60 minutos... Estamos a falar de equipas fortíssimas e que a competiçao é de tal maneira feroz que muitos deles não podem jogar os jogos todos, mas estão em competição, a jogar regularmente. O Fábio ou o Eliseu não estão em competição. Muito mais é valido para o Ricardo Carvalho que nem sequer tem clube.»

Após a justificação, Fernando Santos elogiou o central: «É um fantástico jogador, deu um contributo brutal ao futebol português durante toda a carreira, e neste momento o que parece óbvio é que está a finalizar a carreira, não sei se é já o final. Portugal deve agradecer ao Ricardo por tudo o que ele contribuiu, mas não tem condições para voltar assim.»

Sobre Fábio Coentrão, Fernando Santos diz que aguarda para ver como será o regresso do jogador dos merengues: «Não estou ansioso, estou atento. Foi convocado, mas ainda não jogou. Vamos ver como as coisas evoluem. Tenho um lote de jogadores selecionáveis, é uma seleçao completamente aberta, mas o ser aberta não quer dizer que nós não tenhamos três ou quatro jogadores para cada posição, que avaliámos constantemente. O Fábio faz parte desse lote, é jogador de seleção e se estiver bem no futuro passará a ser uma opção para as próximas convocatórias.»

Quanto a João Mário, que se lesionou na passada semana, o selecionador diz que espera contar com ele: «A informação que tenho é que ele até possa jogar o jogo da sua equipa [domingo com a Roma]. As minhas convocatórias, para além dos meus critérios, passam pela informação clínica que tenho. Nada me impedia de convocar o João.»

Fernando Santos fez algumas alterações, mas a decisão em nada esteve relacionada com a derrota na Suíça, garante.

«[Suíça] São jogos diferentes, não tem a ver com a chamada do jogador A, B ou C. O importante é que neste momento os jogadores tem já muito mais tempo de trabalho, de jogo, que não tinham em setembro, alguns começaram a 10 de agosto não chegava a 20 dias de treino, alguns com muito pouca competição ou nenhuma.»

Sobre o sistema a utilizar nestes dois jogos e se jogará com um ou dois homens na frente, nenhuma dúvida: «Será Ronaldo e mais um, Portugal joga sempre com dois avançados e vai jogar na mesma estratégia. Isso é seguro!»