Fernando Santos garante estar otimista quanto à decisão do Tribunal Arbitral de Desporto (TAS), que a 20 de março vai pronunciar-se sobre o castigo de oito jogos que foi aplicado ao selecionador nacional pela FIFA, pela expulsão no Mundial2014, ainda como selecionador da Grécia.

«Eu disse a seguir ao julgamento que aguardava com serenidade a decisão do Tribunal e vou esperar com naturalidade, mas estou otimista. Ficaria muito surpreendido [se o castigo se mantiver]», afirmou após uma palestra no âmbito da Formação Contínua de Treinadores.

Relativamente ao próximo jogo da fase de qualificação para o Euro2016, com a Sérvia, Fernando Santos revelou ter um grupo de 44 jogadores em vista, a partir do qual vai elaborar uma lista de 23.

«O mais importante é que acredito na capacidade e na determinação dos jogadores e os que forem chamados para o jogo com a Sérvia irão dar uma grande resposta», afirmou o técnico, que preferiu não fazer uma antevisão do clássico entre FC Porto e Sporting.

No âmbito da Formação Contínua de Treinadores, Fernando Santos afirmou a necessidade do «empenho» e do «estudo» cada vez maior que são necessário ao desempenho da função: «Temos de adquirir cada vez mais conhecimentos para executarmos bemm, sendo que esse conhecimento consegue-se por duas vertentes: através deste tipo de iniciativas, que é a formação, o conhecimento científico; e, depois, a prática. Uma coisa não pode estar dissociada da outra. Uma sem a outra não funciona.»

O selecionador de Portugal frisou também que «somos melhores que os outros visto que temos uma capacidade de improviso, de imaginação que é difícil ver nos outros lados». «O treinador português tem, no fundo, uma capacidade extraordinária de adaptar-se, de modificar as coisas, de ver que aquilo não funciona e que tem de mudar», afirmou o selecionador nacional no encerramento da iniciativa promovida pela Associação de Futebol da Madeira.