Fernando Santos em declarações na flash interview da RTP após a derrota com o Chile nas grandes penalidades, que impediu Portugal de chegar à final da Taça das Confederações.

«Um jogo com ascendência parte a parte, começamos melhor, esteve melhor o Chile, novamente nós e depois o Chile. O jogo foi sempre assim, com oportunidades dos dois lados, tentámos refrescar a equipa, tirando os jogadores mais desgastados, sobretudo nas alas onde parecia que havia cansaço dos adversários. Depois nos penáltis... no Euro fomos heróis, agora não. Os jogadores estão de parabéns.»

«A equipa preparou o jogo, entrou bem, esteve por cima nos primeiros 20 minutos, com boa circulação, anulámos a capacidade de pressionar do adversário. O Chile é uma grande equipa, equilibrou, dividiu e nós tivemos mais dificuldade em sair. Houve momentos mais fortes do Chile, momentos mais fortes de Portugal. Depois chegou a uma fase com cansaço, em que o jogo esteve ora partido ora outras vezes mais fechado. O André Silva estava muito desgastado, bem mas desgastado e com cartão, e entendi colocar um jogador atrás e Ronaldo mais livre na frente. Acho que até correu bem nos primeiros dez minutos, o André Gomes apareceu na área e teve a possibilidade de rematar, mas não fizemos. O jogo equilibrou, a equipa deles não tentou muito, mas na parte final teve duas oportunidades de fora, mas não colocou ninguém na frente e nós procuramos a velocidade com o Gelson e o Nani, com o desgaste deles, tentar dar velocidade, mas fomos para penaltis. Umas vezes somos heróis, outras vezes não. O futebol é assim.»

«[o que esperar no jogo de 3º e 4º lugar] Vamos pensar. Queríamos estar na final, depois deste jogo é preciso ter ponderação.»