O selecionador Fernando Santos revelou que há jogadores que estiveram no Europeu que não serão chamados ao Mundial e que, entre os pré-selecionados, poderão estar alguns estreantes.

Fernando Santos, que esta terça-feira concedeu entrevistas aos jornais «Record», «A Bola» e «O Jogo», foi questionado sobre se o facto de Rúben Dias se ter lesionado e, por isso, não ter podido estar no estágio, poderia prejudicar o jogador do Benfica.

«Não, porque aqui ninguém pode ser prejudicado por motivos exteriores à sua capacidade futebolística. Com elevado grau de probabilidade, haverá jogadores neste lote de 35 que nunca estiveram ao serviço da Seleção Nacional A. Mais do que um»

O técnico diz que se trata de «jogadores com percurso de seleções jovens», que podem «perfeitamente entrar no lote» perante «todos os condicionalismos».

Precisamente nesse campo dos condicionalismos, Fernando Santos fala da lesão de Danilo, que o vai obrigar a fazer mudanças na convocatória. «O Danilo é um bocadinho único, não temos outro jogador com essas características», disse o selecionador, frisando que, com o médio portista presente, «podia levar só três centrais», mas assim, «surge a necessidade de levar oito defesas, seis médios e seis avançados».

Fernando Santos diz que, da lista de 35, não tem «quase dúvida nenhuma» e que dentro de «duas ou três semanas» tomará a decisão sobre a convocatória, mas tem já algumas certezas: «Há vários jogadores que estiveram em França [no Europeu 2016] e não estarão na Rússia» e «indiscutível, só o Cristiano Ronaldo».

«Isso é seguro na Seleção Nacional, no Real Madrid, no Manchester United... Se não fosse português era Ronaldo e mais dez noutra seleção. É inequívoco. Não vale a pena fugir à verdade», disse o selecionador nacional, para quem Ronaldo «é sempre importante, mesmo sem estar a cem por cento».

Fernando Santos não quis revelar se Eder fará ou não parte da lista, mas garante que ninguém «será convocado por razões sentimentais»

O selecionador lamentou ainda que alguns dos selecionáveis não estejam a ter os minutos desejados, mas diz que esse poderá não ser fator eliminatório e garante que, por exemplo, «Nani não está fora do Mundial».

Questionado sobre Bruno Fernandes, Fernando Santos afirmou: «Depreende-se, por todas as razões, que o Bruno Fernandes esteja no lote, ele e muitos outros, daqueles que poderão estar nos 23 finais».