Em conferência de imprensa, Fernando Santos anteviu o duelo com Andorra e deu a receita para triunfar sobre uma equipa que vai ser muito defensiva.

«Andorra é uma equipa defensiva, vai ser um jogo que vamos ter que ter paciência na circulação, não jogar à pressa, temos que jogar depressa sem jogar à pressa, com muita circulação e muita intensidade de jogo. Temos que criar condições para que aquela muralha se possa desmoronar. Mas estes jogos não se ganham só no momento ofensivo, em termos de organização ofensiva. Quando tens muita gente à frente do meio-campo muitas vezes é difícil, tens que reagir rápido, ter reação à perda, não deixar reagir o adversário, obrigá-los a falhar perto da sua área para termos a possibilidade de fazer golo», explicou o selecionador.

A caminhada começou mal na Suíça, mas Fernando Santos entende que nada muda, sobretudo porque Portugal olha para todos os adversários da mesma forma: «O nome do adversário não interessa rigorosamente para nada. Foi o que dissemos desde o primeiro momento em que aqui cheguei, os jogadores interiorizaram isso muito bem, tiveram essa capacidade, altruísmo e humildade necessária para defrontar qualquer adversário com o mesmo rigor e atitude competitiva sempre com o mesmo objetivo que é ganhar.»

E com isso na mente, o selecionador garante: «Portugal vai estar no Mundial, seguramente. Temos uma equipa de grande qualidade, sabe o que tem que fazer, tenho grande confiança neles. Sei que amanhã ninguém vai facilitar. Estamos a disputar uma prova que não tem nada a ver com o passado, que eu nunca disputei por Portugal, estes jogadores tem uma ambição de fazerem figura nesta prova. E de amanhã até ao fim Portugal não vai facilitar.»

Portugal vai voltar «à sua matriz», que é o 4-4-2, mas Fernando Santos não revelou o nome do companheiro de Cristiano Ronaldo na frente de ataque. 

«Amanhã direi a equipa, eu já sei qual é. Eles [os jogadores] sabem muito perto qual será pelo que vêem no treino, mas vocês [imprensa] só têm visto 15 minutos, o que é normal. Mas eu sei quem vai jogar.»

Para além de Ronaldo, a titularidade está garantida para Raphael Guerreiro: «Na seleção é lateral esquerdo, seguramente vai jogar e como lateral esquerdo.»

Fernando Santos deixou ainda uma mensagem aos portugueses: «Precisámos do público, é muito importante nestes jogos que o público esteja presente como sempre esteve desde que cheguei. Aqui, em Marcoussis, agora outra vez aqui. Nunca me cansei de elogiar o público, a claque. Aveiro é um jogo desses e esperámos que eles estejam em grande número e que apoiem fortemente a equipa nacional porque precisámos. Com esse apoio somos mais fortes.»

Portugal defronta Andorra, em Aveiro, esta sexta-feira, às 19h45.