9-0. Foi com uma exibição de gala que Portugal manteve o registo perfeito na corrida ao Euro 2024 e de caminho assinou a maior goleada da sua história, explorando sem contemplações as fragilidades do Luxemburgo. Que é historicamente a maior vítima da seleção mas, ainda assim, nunca tinha sofrido mais de seis golos frente a Portugal.

Em 21 confrontos, a seleção nacional venceu 19 vezes o Luxemburgo. Sofreu uma derrota e é histórica: o 4-2 de 1961, na estreia de Eusébio. Depois, houve um empate em 1991, a um golo. Para lá disso, há muitos golos portugueses. São 87 no total, contra apenas oito sofridos.

E há agora esta goleada, que supera todas as marcas anteriores. No entanto, quando se fala das maiores goleadas impostas por Portugal, são outras as vítimas. À cabeça o Liechtenstein, com três presenças na lista dos dez triunfos mais dilatados de Portugal, todos conseguidos nos últimos 30 anos. E que inclui nomes bem mais improváveis. 

Em 102 anos de história, a seleção tinha até aqui como recorde três triunfos por 8-0. Há além disso sete confrontos em que marcou sete golos. Oito dessas vitórias aconteceram em jogos oficiais e uma delas na fase final de um Mundial.

Aconteceu em 2010 na África do Sul, com o 7-0 à Coreia do Norte, que já tinha entrado para a história da seleção por causa de outro jogo memorável – o 5-3 da reviravolta no Mundial 66 de Eusébio e companhia. A segunda maior goleada conseguida por Portugal em fases finais do Campeonato do Mundo é bem mais recente – o 6-1 à Suíça nos oitavos de final do Mundial 2022.

Em Campeonatos da Europa, Portugal nunca esteve perto de uma goleada dessas dimensões, apesar de ter um registo bem mais rico, com a conquista do troféu em 2016, a presença na final em 2004 e ainda mais duas meias-finais, em 2000 e 2012. 3-0 é a vitória mais dilatada de Portugal em Europeus e aconteceu por três vezes. A primeira foi em 1996 frente à Croácia, a fechar a fase de grupos. Depois, a seleção repetiu o resultado no memorável triunfo sobre a Alemanha no Euro 2000, aquele jogo do hat-trick de Sérgio Conceição. E voltou a consegui-lo na jornada inaugural do Euro 2020, frente à Hungria.

A pretexto da noite de luxo do Algarve, o Maisfutebol juntou as maiores goleadas da história da seleção. Uma lista de dez jogos mais um. Este 9-0, claro. Pode recordá-los na galeria associada a este artigo.