Roberto Martínez, selecionador nacional, em declarações aos jornalistas após o Portugal-Islândia, jogo que encerrou a fase de grupos de qualificação para o Euro 2024:

[Já tem esquema tático preferido para o Euro 2024?]

«Nós, treinadores, precisamos sempre de mais jogos. Mas temos muita informação, é importante ter ligações e jogadores com boa sincronização entre eles. Neste estágio utilizámos 20 jogadores de campo e mais dois guarda-redes. Tivemos uma ligação e uns padrões de ataque que são muito difíceis de encontrar no futebol internacional. O estágio de março será muito importante, porque temos mais de 30 jogadores para a lista final e isso é difícil para a equipa técnica. Temos de tomar decisões difíceis, mas há que tomá-las.»

[Falou no estágio de março. Que mensagem deixa a quem foi agora convocado e a quem ficou de fora?]

«A mensagem é muito clara. Há seleções nas quais a convocatória é importante. Para nós é a pré-lista. Por exemplo, o João Mário esteve na pré-lista para muitos estágios. Teve uma oportunidade e mostrou um nível muito bom nos últimos dois jogos.

A mensagem é clara: precisamos de competitividade em todas as posições. Depois, é preciso ter sorte. Há muitos jogadores que pisam os mesmos terrenos e é estarem preparados.»