Fernando Santos, selecionador de Portugal, analisa a derrota frente à Holanda (0-3), em jogo particular disputado na cidade suíça de Genebra:

[o que pode o selecionador fazer agora?] «Durante estes dois meses não posso fazer nada. Não tenho os jogadores amanhã ou depois para falar sobre isto. Mas obviamente que tenho muita coisa para fazer. Tenho de olhar detalhadamente para a equipa, e não é apenas para este jogo. Ver o que a equipa faz muito bem e o que pode fazer não tão bem. Tenho de tirar ilações para sermos a equipa rigorosa que fomos no Europeu e no apuramento, com exceção do jogo na Suíça. Uma equipa que defende bem e também ataca bem. Hoje não fizemos bem isso.»

[há mais demérito de Portugal ou mérito da Holanda?] «A equipa da Holanda também tem mérito. Não e só demérito nosso. A Holanda defendeu bem, com as linhas fechadas, e a sair bem em contra-ataque. Teve quatro oportunidades e marcou três golos. Quando uma equipa joga mal, é por culpa própria e por culpa do adversário.»

[sobre os sinais transmitidos por esta derrota] «Há dois anos também perdemos com a Bulgária em casa antes do Euro, e eu disse a seguir que as coisas não funcionavam assim. Portugal só tem uma derrota em jogos oficiais. Confio em absoluto nos jogadores, e não tenho dúvidas de que responderão à altura no Mundial.»