Artigo original: 18h30

Recebido esta tarde na Câmara de Vila Nova de Gaia, que o homenageou na sequência da conquista do Campeonato da Europa com a Seleção Nacional, Ricardo Quaresma não deixou de abordar o tema de um possível regresso ao FC Porto, depois de ouvir pedidos de vários fãs seus, muitos deles adeptos portistas, para avançar que esse cenário não parece viável a curto prazo.

«Regressar ao FC Porto? Não sei o dia de amanhã, ninguém sabe… Para já, o meu futuro está tratado. O FC Porto vai ser sempre um clube muito especial para mim. Tenho um grande amor pelo clube, mas tenho contrato com o Besiktas e já tenho data para regressar», afirmou Quaresma, que no seu discurso no salão nobre da Câmara de Gaia, repleto de fãs, soltou um grito: «Força Porto! Força Portugal!»

De seguida, explicou essas palavras aos jornalistas: «Estamos no Porto ou em Lisboa? Estamos em Gaia, mas faz parte do Porto.»

Na homenagem ao extremo português de 32 anos esteve o guarda-redes e ex-capitão portista Helton, dispensado pelo clube, que se encontrou com o ex-colega de equipa e também mereceu uma palavra de apreço.

«Passei grandes momentos com o Helton. É uma grande pessoa e foi um grande capitão. Desejo-lhe a maior sorte do mundo», disse Quaresma, que falou ainda sobre a mais recente contratação dos azuis e brancos, o lateral esquerdo brasileiro de 23 anos Alex Telles (ex-Galatasaray), que foi seu adversário no campeonato turco: «Desejo-lhe sorte. Que saiba o que é o FC Porto e que represente bem este clube.»