Portugal estreia-se esta quinta-feira no Campeonato da Europa de sub-21, na República Checa, num difícil embate frente à Inglaterra. O selecionador Rui Jorge, na antevisão deste primeiro jogo, começou por destacar as qualidades do adversário, antes de destacar motivação dos portugueses que chegaram a esta fase final só com vitórias.

«Sabemos que vamos ter dificuldade, [a Inglaterra] foi a equipa na qualificação com melhor média de golos e a melhor defesa. Para derrotarmos a Inglaterra temos de estar ao nosso melhor nível e esperar que a nossa força seja maior do que a deles neste jogo», começou por destacar em conferência de imprensa ao lado do Ricardo.

Portugal também chega motivado a esta competição depois de se ter qualificado com dez vitórias, incluindo o «play-off», com 29 golos marcados e apenas dez consentidos. «Vamos querer prolongar esse registo, mas é uma realidade que nós conseguimos, os jogadores conseguiram no seu grupo e foi a única vez que isto aconteceu mesmo a nível de outros países, termos ganho todos os jogos. Se eles o fizeram com todo o mérito, isso só pode funcionar como uma motivação e nunca como peso», prosseguiu.

Uma qualificação sem derrotas, mas também sem excessos de confiança. «Não acredito em excessos de confiança. Já tivemos durante este percurso momentos que os poderíamos ter tido e não tivemos. Já disputamos jogos em que já estávamos apurados e nem aí demonstrámos excesso de confiança. Essa é também uma das qualidades dos nossos jogadores, ao perceberem que a alta-competição não compactua com excessos de confiança. A minha maior desilusão numa fase final, mais do que resultados, seria uma alteração face a este comportamento», comentou.

O primeiro objetivo é garantir a presença nas meias-finais e a consequente qualificação para os Jogos Olímpicos do próximo ano. «Analisando todos os adversários, eu não consideraria nenhum favorito dentro do nosso grupo. Penso que partem todos, mas mesmo todos, em pé de igualdade. Não atribuo qualquer favoritismo a qualquer equipa. Já as observamos e são equipas muito fortes, como a nossa também o é», referiu.

A estreia de Portugal está marcada para as 19h45 desta quinta-feira para o Estádio Miroslava Valenty, em Uherske Hradiste. O árbitro do jogo será o holandês Danny Makkelie.

Além da conferência de imprensa, Rui Jorge também falou à FPF. Veja aqui as declarações dos selecionador: