José Fonte, jogador da Seleção Nacional, em declarações à comunicação social na zona mista do Estádio Rei Balduíno, após o nulo com a Bélgica, em jogo de preparação para o Mundial2018:

«Ganhámos o Euro e temos alguma responsabilidade também. Não somos favoritos mas sabemos que temos capacidade para lutar com qualquer equipa, desde que tenhamos os princípios que tivemos hoje: defender como equipa e sair bem no contra.ataque, na posse de bola. Não nos primeiros 20 minutos, que demorámos a entrar no jogo, mas depois criámos várias oportunidades e foi uma exibição muito mais conseguida do que a do último jogo.»

[sobre as queixas de Beto nos minutos finais] «No treino tinha sentido algo, e teve a ver com isso, mas está tudo bem.»

[sobre a solidez defensiva, que permitiu à equipa não sofrer golos] «Foi muito importante. Falámos sobre isso após o jogo com a Tunísia, e o mister deu muito ênfase a não sofrer golos. Estamos muito contentes porque o processo defensivo foi extremamente bom e é assim que temos de defender, em equipa. Depois vamos ter oportunidades, como tivemos neste jogo, especialmente na primeira parte. Com outra sorte e um pouco mais de calma tínhamos feito um ou dois golos. Mas tiramos o aspeto positivo, que foi não sofrer golos.»

[sente que somou pontos na luta pela titularidade] «Temos 23 jogadores e ficou provado no Euro que o mister acredita em todos. Quem estiver lá dentro tem de dar o máximo, e eu tento sempre ajudar a equipa. Titulares indiscutíveis há muito poucos.»

[como está a cabeça de Rui Patrício] «Parece-me muito bem. Está focado na Seleção e isso é o mais importante.»