O selecionador nacional, Fernando Santos, sublinha que a escolha da Tunísia para adversário de preparação para o Mundial 2018 justifica-se com as parecenças que o conjunto africano pode ter com adversários de Portugal na fase final da prova.

Recorde-se que Portugal integra o grupo B e tem como adversários Espanha, Irão e Marrocos.

«Portugal irá jogar com um adversário de grande qualidade, que também vai estar na fase final do campeonato do Mundo. Tem semelhanças em relação a algumas das equipas que vamos defrontar, pela sua forma de pensar o jogo», começou por abordar Santos, completando minutos depois a sua visão acerca da Tunísia, a seleção africana com melhor ranking FIFA, atualmente no 14.º lugar.

«Quando escolhemos os adversários, procurarmos ter em atenção equipas com um futebol que nós não estamos tão habituados a disputar, equipas do continente africano. Por isso a escolha da Tunísia, uma equipa bem organizada, com muita qualidade. Penso que até o próprio Irão, uma equipa asiática,  tem um futebol mais perto do destas equipas», analisou Santos, referindo que o jogo «vai permitir tirar ilações em relação à própria equipa» de Portugal.

Na conferência de antevisão ao jogo, Santos descartou especificar o sistema tático em que Portugal possa apostar. O técnico fala numa mistura entre o 4x3x3 e o 4x4x2, salientando que «o que interessa é a dinâmica de jogo».

«Não é propriamente um 4x3x3 nem um 4x4x2, anda ali à volta. Tem muito a ver com a dinâmica do jogo, com o que nós pretendemos, com os movimentos coletivos da equipa. Portugal não vai atuar num 4x3x3 típico, até porque penso que hoje em dia poucas equipas jogam nessa base como era antigamente, que era tudo mais estático, entre aspas. Amanhã, Portugal irá jogar com as mesmas características de jogo, quer no plano defensivo, quer no ofensivo e nas transições. Foi isso que treinámos esta semana e é isso que espero ver, para depois, a partir deste jogo, tirar as minhas ilações. E, na próxima semana, se tiver de melhorar, procurar fazer isso. E os jogadores também, através deste jogo, tirarem as suas próprias ilações», concluiu.