Raphael Guzzo nasceu em São Paulo mas rumou a Portugal com tenra idade. Aos 20 anos, o médio representa o Desportivo de Chaves por empréstimo do Benfica e faz o seu percurso nas camadas jovens da seleção lusa.

Recentemente, o jogador foi abordado por Alexandre Gallo, selecionador brasileiro de sub-20, sobre a possibilidade de se mudar para a ‘canarinha’. Porém, declinou o convite.

«Foi em fevereiro do ano passado, ele veio a Portugal ver um jogo meu na Champions Youth League e no final pediu para falar comigo. Tivemos uma conversa, e ele me explicou o projeto da seleção para o Mundial e para a os Jogos Olímpicos de 2016», explicou Guzzo ao ESPN.com.br.

O médio dos quadros do Benfica fala em dois motivos fortes. «Disse que ia pensar. Estou nas seleções portuguesas desde os 16 anos e não seria uma decisão fácil. Apesar de ter nascido no Brasil, devo tudo o que sou a Portugal. Então, decidi.»

«Para além disso, no Brasil o leque de escolha é muito mais. Seria um risco que eu correria. Sei que é muito mais difícil chegar na seleção brasileira. Aqui sou reconhecido, aí não. Seria apenas mais um, em minha opinião», concluiu Raphael Guzzo.