Cristiano Ronaldo e Romelu Lukaku estão empatados, com dez golos cada, entre os melhores marcadores da fase de qualificação o Euro2024, mas Roberto Martínez diz que esse não é um objetivo da Seleção Nacional para o último jogo com a Islândia, marcado para este domingo, para o Estádio de Alvalade.

«O futebol é um desporto coletivo, as conquistas individuais, chegam como consequência do bom jogo da equipa. Nunca podes tentar uma conquista pessoal, porque não é uma forma que ajuda a ganhar jogos», começou por destacar.

Claro que se Ronaldo terminar no topo dos melhores marcadores desta fase, Roberto Martínez não deixa de ficar satisfeito, mas, insiste, não é um objetivo que esteja na cabeça dos jogadores. «Nós amanhã precisamos de tentar ganhar o jogo, temos de ser uma equipa estruturada e com ideias claras. Depois gostaríamos de ter um jogador nosso como melhor marcador, mas não é um objetivo. O objetivo é jogar bem, marcar golos e não sofrer», acrescentou.

Uma qualificação que se tornou fácil para Portugal, face a adversários mais ou menos acessíveis. Antes da fase final do Campeonato da Europa, Portugal vai ainda ter dois particulares de preparação, mas Roberto Martínez considera que não será necessário elevar a fasquia e fazer jogos frente a seleções de maior gabarito.

«Os jogos amigáveis não são jogos que dêm uma leitura real do adversário. Para nós os jogos de março são para preparar a nossa equipa para o Europeu. Vai ser importante primeiro conhecer o sorteio em dezembro para podermos prepararmos de forma taticamente correta para a fase final, mas não acho que jogar com equipas de renome ajude a crescer», comentou.

Os últimos dois jogos vão servir para afinar a seleção, em final de temporada, para uma fase final que vai ser exigente. «Em março o estágio será muito importante, porque os jogadores estão em situações complicadas nos clubes, porque nós utilizámos mais de trinta jogadores e precisamos de dar uma lista de 23. O objetivo número um é dar clareza sobre os jogadores que vão estar na lista final para o Europeu», destacou ainda o selecionador.