A seleção portuguesa joga o futuro em Andorra, neste sábado. Como já era sabido, Portugal garantiu na última jornada FIFA uma segunda oportunidade. Aconteça o que acontecer nos próximos dois jogos com andorranos e suíços, a seleção portuguesa vai, no mínimo, disputar o play-off de apuramento.

Pois bem, será cabeça de série nesse play-off, caso falhe o acesso direto. Se conseguir evitar essa segunda ronda de apuramento, tem outra garantia: será cabeça de série na Rússia.

Vamos por partes: vão ao play-off oito segundos classificados dos nove grupos da qualificação europeia. A exceção é o pior deles, coisa que Portugal nunca será.

Por exemplo, o do grupo F, o qual a Inglaterra já venceu, terá sempre uma pontuação inferior à seleção portuguesa, quando se deitam fora os resultados com o último do grupo: Malta. A Escócia faria 14 pontos no máximo, Portugal tem 15 garantidos nesse sentido.

Pelo menos o segundo classificado do Grupo F terá menor pontuação do que Portugal

Ora, a seleção portuguesa entraria então no sorteio de 17 de outubro com mais sete equipas. E, mais uma vez, haverá quatro cabeças de série.

Independentemente de quem sejam os outros segundos, a equipa nacional tem melhor ranking FIFA do que qualquer possível adversário nesse sorteio.

Há apenas duas seleções europeias que podem ultrapassar a equipa portuguesa. Porém, caso o consigam, nunca estarão no play-off. Uma porque é a Suíça, a outra porque é a Polónia que, para o fazer, terá de vencer os dois jogos: o que significa ida direta ao Mundial 2018 para Lewandowski e companhia.

*Vencer Andorra é garantir o pote 1 na Rússia

A seleção joga o futuro em Andorra e uma vitória naquele Principado faz da Luz palco de uma final com a Suíça. No entanto, um triunfo sobre os andorranos tem outra sequência, menos imediata, claro, porque para ela se realizar Portugal tem de chegar ao Mundial (daí o asterisco do título) dê por onde der: leia-se, apuramento direto ou play-off.

Uma vitória sobre Andorra faz com que Portugal entre no pote 1 do sorteio da fase final, caso se qualifique para a Rússia.

Neste momento, o Mundial 2018 tem já três cabeças de série conhecidos: a seleção anfitriã, a campeã em título Alemanha e o Brasil, que segue na segunda posição, atrás dos germânicos, no ranking FIFA. O que quer dizer que falta saber quem são os cinco cabeças de série restantes.

Campeã do Mundo e líder do Ranking FIFA: Alemanha é cabeça de série no Mundial 2018

Vamos supor que Portugal vence Andorra e chega ao Campeonato do Mundo através do play-off. A seleção portuguesa entrará no sorteio da fase final no pote dos cabeças de série. Porquê? Porque se vencer o próximo jogo, Portugal fará um mínimo de 1344 pontos e só pode ser ultrapassado por uma seleção no ranking de outubro - aquele que contará no sorteio. Essa seleção é, no momento, equipa em apuros para chegar ao Campeonato do Mundo: a Argentina, de Messi, que conseguirá 1445 pontos. Ironia das ironias, se for apurada depois de todo o sofrimento, a albiceleste terá também o direito de estar no pote 1.

É evidente que mais importante do que ser cabeça de série num Mundial é estar lá. Por isso mesmo, os seis pontos que Portugal tem de conquistar nesta dupla jornada são o mais relevante que há. Mesmo que eles tragam associados todas estas coisas que, por vezes, não são tão menores assim.