A conquista do título europeu pela seleção nacional terá um impacto económico de 609 milhões de euros na economia portuguesa, segundo um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

De acordo com o estudo, mesmo que a equipa lusa não passe aos oitavos de final, «os três jogos relativos à fase de grupos representarão, só por si, um impacto económico para o país que atingirá os 438 milhões».

A presença de Portugal nos oitavos de final representará um retorno de 27 milhões, o mesmo montante alcançado nos quartos-de-final.

Caso Portugal atinja as meias-finais da competição, terá um impacto de 43 milhões, enquanto a presença na final ascenderá a 64 milhões.

Mesmo em caso de a equipa das «quinas» ser eliminada na fase de grupos, o estudo indica que «o facto de os portugueses continuarem a acompanhar a competição, representará um impacto de mais 161 milhões de euros», decorrentes dos prémios de jogo, a venda de produtos oficiais e de jornais, as viagens de avião, as apostas online ou dos consumos na restauração e em casa.