Da lista de 24 jogadores eleitos por Fernando Santos para o jogo com a Sérvia, da fase de apuramento para o Euro 2016, destacam-se duas evidências: a convocatória de Ventura e a chamada de três laterais esquerdos (Eliseu, Fábio Coentrão e Antunes).
 
Questionado sobre o porquê da chamada destes três jogadores da mesma posição, Fernando Santos explicou que dois deles podem fazer outras funções em campo.
 
Mas antes disso garantiu que Raphael Guerreiro só não foi opção por lesão: caso contrário continuaria a integrar a seleção principal, ele que tão boa conta do recado tem dado.
 
«O Raphael Guerreiro não está porque não está medicamente disponível, esta manhã recebemos um relatório médico acompanhado das imagens que ele foi realizar também esta manhã, o relatório diz que não está apto para treinar nos próximos dez dias», disse.
 
«Era um jogador que estava pré-convocado, mas não pode ser opção.»
 
Depois a explicação para os três laterais esquerdos.
 
«Naturalmente que não chamei três laterais esquerdos a pensar que só podem jogar nessa posição. Há dois laterais esquerdos, o Fábio Coentrão e o Eliseu, que já jogaram, e podem jogar, noutras posições. Até o Antunes já jogou mais adiantado no terreno, embora não o faça há muito tempo. Mas os outros dois podem perfeitamente fazer outras funções.»