Manuel Fernandes foi o jogador chamado para a primeira conferência de imprensa da Seleção Nacional em Kratovo, o que no fundo é um piscar de olho ao povo russo: por um lado porque o médio é conhecido dos adeptos de futebol locais - joga no Lokomotiv Moscovo -, e por outro lado porque terminou a conferência de imprensa a falar em russo.

Aconteceu quando uma jornalista da Federação Portuguesa de Futebol lhe pediu para deixar uma mensagem.

«Esperamos contar com o apoio do povo russo», referiu Manuel Fernandes na língua de Dostoiévski, o que provocou o apreço dos jornalistas russos presentes na conferência de imprensa. 

Antes disso, de resto, o médio já tinha batido na mesma tecla do apoio dos russos a Portugal durante os jogos.

«Os adeptos do Lokomotiv vão estar connosco. Pelo menos isso penso que vai acontecer. Mas até pelo facto de termos o Cristiano Ronaldo na nossa equipa, acredito que vamos ter o apoio dos russos», referiu.

De resto houve elogios para a organização do Mundial e para o local de estágio da seleção portuguesa.

«Não vimos muito a cidade de Kratovo, mas estamos bastante impressionados com o Centro de Estágios, que tem qualidades ótimas. Estamos bastante agradecidos pelas condições que colocaram à nossa disposição», frisou.

«Se tenho sido tradutor para os meus colegas? Não, até ao momento não foi necessária a minha ajuda. Temos aqui pessoas mais qualificadas do que eu. Pode ter havido uma pergunta ou outra, mais por curiosidade sobre o país, mas até agora nada de pedidos de tradução.»