Nélson Semedo foi uma das surpresas anunciadas pelo selecionador nacional Fernando Santos para o duplo compromisso com a Dinamarca e a Sérvia para a fase de apuramento para o Europeu de 2016. Chamado pela primeira vez, o jogador do Benfica não se sente «deslumbrado» com a convocatória de Fernando Santos, apesar de estar «tudo a acontecer muito rapidamente» na sua vida. Sobre o embate com a Dinamarca, o lateral direito promete «continuar a trabalhar» e disse ter «os pés no chão».
 
«Estou muito feliz pela primeira chamada, era um sonho de criança, felizmente consegui e vou tentar aproveitar ao máximo esta chamada. O segredo é continuar a trabalhar, fazer o que tenho feito e ter sorte também», referiu o jovem de 21 anos.
 
Em relação à sua evolução, o lateral direito assumiu que melhorou defensivamente: «Em termos de personalidade, não mudei nada. Em termos táticos, de maneira de jogar, creio que evoluí em termos defensivos, que era o que eu precisava».
 
Semedo disse ainda que foi muito bem recebido no seio da seleção das Quinas. «Fui muito bem recebido pelos colegas e pela equipa técnica; senti-me em casa. Recebi um ‘bem-vindo’, ‘és um dos nossos’; foram palavras que puseram muito à vontade», afirmou.