Bernardo Silva, jogador da Seleção Nacional, em declarações no final da derrota com o Uruguai, que eliminou Portugal do Mundial 2018:

«Depois de uma eliminação de um campeonato do mundo a tristeza é sempre muita. Queríamos fazer melhor e dar uma alegria aos portugueses, mas não foi possível. Saímos sabendo que demos tudo, mas muito tristes porque não foi o desfecho que queríamos.

Ironicamente, no jogo em que estivemos melhor acabamos por perder. Nos primeiros jogos não estivemos tão bem, mas não perdemos e hoje que controlámos o jogo, tivemos mais posse de bola, não fomos felizes. Vamos tentar ver o que falhou para nas próximas grandes competições fazer melhor.

Sentimos que no melhor momento de Portugal, no momento que estávamos por cima do jogo e motivados, depois do golo do empate, sofremos o segundo golo. Ainda tentámos ir em busca do resultado, mas não conseguimos. O Uruguai esteve sempre muito fechado, defendeu bem e também nos faltou alguma sorte, a sorte que tivemos em outros jogos e hoje não.

É assim o futebol, há que aceitar a derrota e há que trabalhar mais para fazermos melhor nas próximas competições.

Até onde pode ir o Uruguai? O Uruguai é uma equipa que defende muito bem, forte fisicamente e que depois tem dois jogadores na frente que podem fazer golo a qualquer momento. Vão jogar agora com a França, que é uma grande candidata a ganhar o Mundial, não vai ser fácil, mas o Uruguai é uma seleção forte.

Quem são os maiores candidatos a ganhar o Mundial agora? O Brasil. E a Espanha.