A imprensa italiana questiona o empate entre Portugal e a Suécia, que apurou as duas seleções para as meias-finais do Euro sub-21, deixando a Itália pelo caminho.
 
Antes de mais, convém lembrar que a seleção italiana venceu a Inglaterra por 3-1, mas o triunfo de nada lhes valeu: o empate era o único resultado que afastava a Itália da próxima fase e foi precisamente o resultado que se verificou no Portugal-Suécia.
 
«Itália vence Inglaterra por 3-1, mas arranjinho condena a seleção», titula, por exemplo, a Gazzetta dello Sport.
 
O jornal acrescenta que se lembrou esta quarta-feira «algo que aconteceu em 2004». «Como no Euro 2004, a vitória da Itália não serviu de nada porque houve um empate com sabor a arranjinho da Suécia», escreve o jornalista.
 
Recorde-se que todos os jornalistas falam desse empate estranho, e que o futebol não esqueceu. No Euro 2004, realizado em Portugal, a Itália venceu no último jogo da fase de grupos a Bulgária, mas esse resultado podia não lhes servir se Dinamarca e Suécia empatassem por 2-2: ora foi precisamente esse resultado que se verificou no outro jogo.
 
«Naquela altura foi um 2-2 no Dinamarca-Suécia, hoje foi um 1-1 no Portugal-Suécia.»
 
Também o Corriere dello Sport, de resto, fala em «combinação»: «Seleção italiana para fora do Euro sub-21 com arranjinho», titula o jornalista.
 
«Portugal e Suécia colocaram a Itália fora do Euro sub-21. Arranjinho, ou não, a Itália não conseguiu classificar-se para os Jogos Olímpicos. Uma noite amarga que é uma reminiscência de 23 de junho de 2004, com as lágrimas de Cassano e de Trapattoni quando a seleção saiu do Europeu português por causa de um empate polémico entre a Suécia (novamente) e Dinamarca», pode ler-se.
 
O La Repubblica, por outro lado, escreve que «nem meias-finais, nem Olimpíadas». «Portugal e Suécia partilharam riscos e vão de mãos dadas para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016», escreve o jornalista, acrescentando que «vai ser inevitável a conversa sobre um possível acordo tácito no outro desafio».
 
A La Stampa, por fim, escreve que «nas meias-finais do Euro sub-21 e nos Jogos Olímpicos vão estar Portugal e a Suécia, que em Uherské Hradiste não saíram do mais brincalhão dos empates (1-1), depois da ilusão de ótica provocada pelo golo de Portugal a oito minutos do fim».
 
«Aqui um empate assim é chamado de arranjinho. Faz lembrar o Euro 2004, em Portugal, sempre com a Suécia como protagonista, que naquela altura empatou 2-2 com a Dinamarca e afastou, com uma armadilha, a Itália da fase eliminatória.»