Fernando Santos admitiu que a derrota de Portugal com o Chile no desempate por penáltis nas meias-finais da Taça das Confederações deixou marcas, mas garante que os jogadores já estão prontos para lutar por um objetivo que, ainda assim, admite que era secundário.

«Obviamente que [a eliminação] nos deixou tristes, desgostosos e há um primeiro embate a seguir ao jogo e no dia seguinte foi muito difícil. Mas isso não invalida o compromisso que esta equipa tem», sublinhou o Selecionador Nacional na antevisão ao jogo com o México, agendado para este domingo às 13 horas de Portugal continental. Há dois anos e meio que esta equipa tem o compromisso de discutir a final em todas as competições em que entra. As coisas já estão recuperadas e estamos a entrar na normalidade. Tenho a certeza que estes jogadores estão totalmente focados e disponíveis para o jogo de amanhã [domingo]», frisou.

Sem querer alimentar questões sobre a pertinência da realização do jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares, bem como relacionadas com a própria existência da Taça das Confederações, Fernando Santos preferiu falar sobre o estado de espírito instituído na Seleção e mostrou-se otimista quanto ao futuro. «Mostrámos claramente que Portugal entra nas provas com um firme propósito. Que é o de chegar à final e vencê-la. É este estado de espírito que vai ter de permanecer e vai permanecer seguramente», disse.

O selecionador nacional comentou ainda as críticas às prestações recentes de Portugal, nomeadamente no último jogo, diante do México. «Percebo-as e convivo bem com elas. Eu próprio faço o balanço dos jogos», referiu antes de deixar uma mensagem de esperança a quem gosta da Seleção. «Esta equipa deu ao futebol português um dos seus maiores feitos, se não o maior. Esse mérito nunca poderá ser retirado e confiem na equipa porque mais uma vez, aqui na Taça das Confederações, mostrou que não vai a uma competição só por ir, mas para tentar vencê-la. Acreditem nestes jogadores porque vão continuar a fazer muito para dar muitas alegrias ao futebol português.»

Fernando Santos deixou elogios ao México, adversário de Portugal na fase de grupos e contra quem a equipa das quinas vai medir forças na luta pelo último lugar do pódio da competição.

«O México fez uma excelente prova também. Quer na fase de grupos quer no jogo da Alemanha: sofreu dois golos muito cedo, mas depois mostrou o que fez na fase de grupos. Muita qualidade, dinâmica e determinação. E é isso que vai acontecer, como no primeiro jogo.»

O selecionador admitiu que dificilmente Portugal poderá contar com Bernardo Silva para o jogo deste domingo. «Temos muitas dúvidas que possa recuperar para amanhã [domingo]. Treinou, mas apresentou algumas queixas. Tirando isso, irei apresentar uma equipa que acho que me dá todas as garantias.»