Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações na conferência de imprensa após a derrota de Portugal com a Suécia (3-2) no Estádio da Madeira:

[Festa estragada?]

«Não há jogos de festa, pois quem enverga a camisola de Portugal não se poupa: joga. Quando se perde nunca pode ser bom. Na primeira parte, estivemos razoavelmente bem, mas em termos de organização defensiva sentimos sempre algumas dificuldades. Fizemos dois golos, o jogo estava bem controlado, mas a segunda parte fomos pouco responsáveis.

Não gostei da atitude dos jogadores na segunda parte, mas a gestão dos futebolistas da Seleção é da minha responsabilidade. Assumo-a, mas não houve rigor, e os jogadores o que fizeram na segunda parte foi uma «pelada» e quando se fazem «peladas» é isto que acontece. Tem de haver mais atenção e mais responsabilidade.

[Estava à espera deste resultado?]

Sinceramente, não esperava esta segunda parte. Sofremos três golos em contra-ataque e isso nunca pode acontecer a uma equipa que ao intervalo está a vencer por 2-0.

Estávamos cientes do valor da Suécia. Ainda não falei com os jogadores sobre o que aconteceu, mas temos que futuramente analisar o que se passou hoje, pois não gostei nada da atitude da equipa na segunda parte.