A decisão da UEFA de punir a Albânia com uma derrota e de retirar três pontos à Sérvia, na sequência dos incidentes no último jogo que começaram com um drone, deixou Portugal com o primeiro lugar à sua mercê.

Basicamente, e na prática, as duas seleções saíram derrotadas do jogo, o que somado à vitória de Portugal na Dinamarca significa que deixa de haver equipas sem derrotas no grupo.

Ora nesta altura Dinamarca e Albânia lideram o Grupo I com quatro pontos em três jogos, sendo que Portugal tem três pontos em dois jogos: se vencer o encontro que tem em atraso, portanto, Portugal soma seis pontos e salta para o primeiro posto do grupo.

O próximo jogo de Portugal é em casa com a Arménia, recorde-se.

A Sérvia, por outro lado, soma um ponto em dois jogos, pelo que mesmo vencendo o encontro que tem em atraso, fica apenas com quatro pontos (dois atrás de Portugal, se a seleção nacional vencer a Arménia).

Refira-se que se apuram os dois primeiros classificados de cada grupo, mais o terceiro melhor classificado de todos os grupos. Os restantes terceiro classificados disputam um play-off entre si.

Portugal tem caminho aberto para um apuramento tranquilo: pelo menos depende apenas de si.

CLASSIFICAÇÃO GRUPO I:
Dinamarca, 4 pontos (três jogos)
Albânia, 4 pontos (três jogos)
Portugal, 3 pontos (dois jogos)
Sérvia, 1 ponto (dois jogos)
Arménia, Portugal, 1 ponto (dois jogos)