Com as convocatórias anunciadas por Fernando Santos e Rui Jorge, um dado salta logo à vista: o Sporting é o clube com mais jogadores nas seleções portuguesas. Mas nem tudo são boas notícias para o conjunto de Alvalade, que deverá contar com uma pré-temporada desfalcada.

Ao todo, os «leões» dão dez jogadores. Metade faz parte do plantel principal e vai à Taça das Confederações. Rui Patrício, Beto, William Carvalho, Adrien Silva e Gelson Martins têm três jogos para disputar em solo russo, entre 18 e 24 de junho. Se Portugal avançar na competição, os cinco atletas podem dizer adeus até 2 de julho.

O Sporting entrega também cinco jogadores para o Europeu sub-21. Ruben Semedo, Francisco Geraldes, Daniel Podence e os emprestados Tobias Figueiredo (Nacional) e Iuri Medeiros (Boavista) estão incluídos no grupo às ordens de Rui Jorge. Caso Portugal chegue à final, os jogadores só abandonam a concentração lusa após 30 de junho.

Ora, o Sporting começa a nova temporada a 22 de junho, com a realização dos habituais exames médicos. Jorge Jesus deve encarar bastantes ausências nas primeiras semanas de trabalho, pois os jogadores convocados para as seleções irão gozar um período de férias.

Recorde-se que os «leões» regressam aos treinos mais cedo do que o habitual, tendo em vista o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os jogos do play-off estão agendados para 15 e 16 de agosto (a primeira mão) e 22 e 23 de agosto (a segunda mão).

FC Porto com mais atletas sub-21, Benfica dá três jogadores aos campeões europeus

Dos três «grandes», o FC Porto é o segundo emblema mais representado nas equipas portuguesas, ao fornecer oito atletas.

José Sá, Danilo Pereira e André Silva integram as escolhas de Fernando Santos. Por sua vez, Rui Jorge chamou Fernando Fonseca, Rúben Neves, Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Gonçalo Paciência, que dividiu a temporada entre cedências ao Olympiacos e ao Rio Ave.

Já o Benfica cede apenas quatro jogadores: Nélson Semedo, Eliseu e Pizzi entram nas contas dos campeões europeus. João Carvalho, que jogou por empréstimo no Vitória FC, está convocado para o campeonato da Europa de esperanças.