Todas as cores do mundo cabem na Praça Vermelha, de Moscovo.

O salão de festas por excelência da capital russa esteve fechada ao público durante vários dias, depois do início do Mundial, mas entretanto já abriu e agora enche-se de sons, cheiros e sorrisos.

Há gente de todo o mundo numa sã convivência, há chineses e dinamarquês, há senegaleses e australianos, há belgas e peruanos. Há pessoas que se conhecem e tiram fotografias juntos, há um japonês que pratica artes marciais, há um grupo de brasileiros a dançar capoeira.

Há um mar de gente e há sobretudo música, muita música.

O Maisfutebol começou por encontrar uns mexicanos, logo a seguir vieram os sons quentes dos senegaleses, um pouco mais à frente um grupo de colombianos tocava uma música mais sensual que colocou as russas a dançar, para ainda se encontrar o hip hop russo ou o tango argentino.

Todas as músicas do mundo cabem nesta altura em Moscovo.

Pelo caminho uma brasileira de curvas esculturais não parou de tirar fotografias com toda a gente, homens e mulheres, brancos e negros, jovens e idosos, todos queriam um registo ao lado dela com a bandeira do Brasil a envolvê-los.

É a festa do futebol no seu estado mais puro: uma festa de amizade, de convivência, de alegria e tolerância. Nem as idosas russas resistiram a posar ao lado de três nigerianos com roupas típicas.

E depois, claro, há os mexicanos. Com os seus chapéus largos e roupas de mariachi, mais o violino, o contrabaixo e o trompete. São muitos, parecem estar em todo o lado, e são exuberantes.

Pelo menos desta vez não se viram portugueses, mas eles estariam lá seguramente, porque na festa do mundo que acontece em Moscovo estão todos os países.

A polícia está sempre atenta a tudo. Não se entra na Praça Vermelha, aliás, sem se passar por um detetor de metais e se ser revistado. O centro de Moscovo deve ser nesta altura o sítio mais seguro do mundo. Ali só há lugar à festa, à empatia e à liberdade.

Uma experiência que toda a gente devia viver.

Veja neste vídeo do Maisfutebol como tudo acontece: