O sorteio para o Mundial 2018 só ocorrerá a 1 de dezembro, mas os potes para o mesmo já estão definidos. O desfecho do embate entre Peru e Nova Zelândia acabou também por ditar a sorte da Dinamarca e da Sérvia, que assim, vão integrar o pote 3 e 4, respetivamente.

O pote 1, onde está Portugal, não sofreu alterações. A seleção nacional sabia que a qualificação direta lhe valeria ser cabeça de série, independentemente do resultado entre Peru e Nova Zelândia. Apenas faltava conhecer os possíveis adversários que podiam variar consoante o resultado entre peruanos e neozelandeses.

Com os sul-americanos a qualificados, os potes para o sorteio do Mundial 2018 são o da seguinte imagem, com o Peru a entrar no pote 2.


 

O agrupamento das equipas em potes é feito através do ranking FIFA de outubro, ou seja, antes dos play-off. Por ser anfitriã, a Rússia teve direito a ser cabeça de série. Quanto às restantes seleções, são arrumadas pelos pontos que fizeram até àquele mês.

Portugal vs Europa

Quanto ao sorteio, há que ter em conta o seguinte: não pode haver, no mesmo grupo, seleções da mesma confederação. Por exemplo, não pode haver duas equipas sul-americanas a defrontarem-se na primeira fase. A UEFA é uma exceção devido ao número de equipas que tem, que torna impossível elas evitarem-se.

Ou seja, Portugal pode, por exemplo, defrontar a Espanha, mas se tal suceder, a seleção portuguesa evita todos os outros adversários europeus.