É com sentido de «compromisso» e consciência das «dificuldades» que Hélio Sousa, selecionador nacional sub-19, lança a Ronda de Elite de apuramento para o Europeu da categoria. Portugal joga, esta quarta-feira, o primeiro de três decisivos encontros para tentar estar na fase final da prova, na Finlândia.

«O grupo tem mostrado grande compromisso e está muito focado naquilo que será esta competição. Teremos pela frente jogos muito exigentes e temos vindo a preparar-nos para essas dificuldades», referiu Hélio Sousa, em antevisão, citado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Portugal defronta amanhã o Kosovo, no Estádio do Bessa, às 17h00 e o selecionador luso vinca a necessidade de «mostrar mais vontade e querer» para levar de vencida os kosovares, cujas prestações recentes merecem a atenção do técnico.

Sub-19: os 22 convocados por Hélio Sousa

«Vamos encontrar uma seleção que começou a competir há pouco tempo. Têm recrutado jogadores dos países da ex-Jugoslávia. Pelas informações que obtivemos, trata-se de uma equipa muito competitiva e solidária. Na primeira fase o Kosovo deixou pelo caminho as seleções de Israel e da Lituânia e consentiu apenas dois golos, marcando cinco. Trata-se de uma equipa forte nas transições. Vão querer ir atrás do sonho, procurando afirmação no panorama europeu dificultando-nos a nossa tarefa. Queremos, como no passado, trilhar um caminho de vitórias», analisou Hélio Sousa.

Por isso, o selecionador português acredita que o seu grupo, que mistura alguns campeões da europa de sub-17 e vice-campeões de sub-19 de 2017, irá estar preparado para o desafio de estar no Europeu. «Queremos estar na fase final e temos de estar nestes momentos. Não há espaço para errar e todos estão cientes disso», disse, ainda.

Depois do Kosovo, Portugal joga ante a Eslováquia no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, dia 24 e defronta, por último, a República da Irlanda, no Estádio Cidade de Barcelos, dia 27.