Fernando Santos foi treinador de Juan Antonio Pizzi, atual selecionador do Chile, em 2000/01, quando o atual selecionador de Portugal treinava o FC Porto. Na véspera do embate entre as duas seleções, na meia-final da Taça das Confederações, o selecionador português falou num «senhor» que já sabia que «ia dar treinador».

«Tive um enorme prazer e foi uma honra para mim ter a oportunidade de ter trabalhado com o Juan Antonio durante, infelizmente, pouco tempo. Ele vinha de uma lesão, tinha sido operado a um joelho, foi um momento difícil para ele quando chegou ao FC Porto, mas há coisas que me marcaram», começa por contar.

«Uma delas foi estar na presença de um senhor, quer enquanto profissional, quer enquanto homem. Nas conversas que tivemos ao longo do tempo, sempre falámos de futebol e deixou-me sempre a ideia clara que o futuro dele ia passar pelo futebol na condição de treinador. Hoje está aqui por mérito próprio, pelo excelente trabalho que tem feito, portanto vai ser um prazer encontrá-lo. Já nos tínhamos visto quando foi o sorteio, é na realidade um excelente senhor», acrescentou.