Portugal será um dos quatro cabeças de série no sorteio da Taça das Confederações, que está marcado para este sábado em Kazan, mas isso não impede que possa calhar no grupo da campeã do mundo Alemanha, por exemplo. A FIFA anunciou nesta quinta-feira os critérios para o evento que reune os campeões continentais a um ano do Mundial e explicou que no primeiro pote ficam as seleções melhor cotadas no ranking, além da anfitriã Rússia.

Então, o Pote 1 terá a Rússia, Alemanha, Chile e Portugal, enquanto no Pote 2 estarão México, Austrália, Nova Zelândia e o representante africano, o vencedor da CAN, que será conhecido em fevereiro. As equipas serão distribuídas por dois grupos, A e B, alternadamente. A Rússia está à partida no Grupo A, na posição 1.

A FIFA explica que não consegue respeitar nesta edição o seu princípio de não ter duas equipas do mesmo continente a defrontar-se na fase de grupos, uma vez que há três seleções da Europa. Portanto, Portugal pode defrontar a Alemanha ou a Rússia, num ou noutro grupo.

O sorteio, marcado para as 15h de sábado, será conduzido por Zvonimir Boban, secretário-geral adjunto da FIFA.

A Taça das Confederações joga-se de 17 de junho a 2 de julho de 2017 e Portugal, campeão europeu, estará presente pela primeira vez.