O selecionador olímpico, Rui Jorge, concedeu nesta quarta-feira uma entrevista coletiva aos órgãos de comunicação social. Foi num ambiente mais descontraído, na Cidade do Futebol, que o técnico abordou todas as questões relativas à equipa que vai levar aos Jogos Olímpicos.

Como é público, houve muitas dificuldades para fechar o grupo de trabalho. Rui Jorge tinha uma lista inicial de 35 jogadores convocados, mas o facto de os clubes terem primazia sobre os futebolistas, em relação aos Jogos Olímpicos, faz com que dos 35 apenas 11 estejam presentes. No próprio dia do anúncio dos eleitos, o treinador perdeu mais um elemento e, já depois de a lista estar feita, Nuno Santos (V. Setúbal) abdicou de estar presente.

NOTA: Rui Jorge abordou o tema em dois momentos diferentes, o texto corresponde ao primeiro, o vídeo associado a esta peça ao segundo.

[pergunta] - Pode esclarecer o que aconteceu com Nuno Santos (o esquerdino que o Benfica emprestou ao V. Setúbal estava convocado, mas foi trocado por Pité)?

[Rui Jorge] - «O Nuno falou comigo, disse que não se sentia em condições de vir e aceito a sua decisão, que é pessoal. Preferiu continuar a pré-temporada no clube, há que respeitar. Quero dizer que o mister Couceiro [treinador do Vitória] demonstrou sempre disponibilidade e a direção também.»

O Rui Jorge foi jogador profissional e de seleção, como encara a decisão de Nuno Santos?

«Cada um tem a sua opinião. Para mim, é um momento que não se troca. Ele lá terá as suas razões. É a minha opinião. Gosto do Nuno Santos, gosto dos miúdos, para mim esta [decisão] não seria difícil. Se há pressão dos clubes? Não faço ideia. Convém dizer que muitos dirigentes mostraram disponibilidade total para ceder os jogadores.»

Em relação ao Nuno Santos, o Rui Jorge como selecionador, voltará a dar-lhe uma oportunidade?

«Digo que todos os momentos são de avaliação. Vão no avião e estão a ser avaliados, estão no restaurante e estão a ser avaliados. A decisão do Nuno Santos será também alvo da minha avaliação. Tenho-a, mas não lhe quero dar uma resposta à pergunta, porque não quero. Como disse, será avaliado e irá interferir numa decisão futura.»

LEIA AINDA:

RUI JORGE: «SUPLICÁMOS POR ALGUNS JOGADORES»

RUI JORGE E A CRÍTICA DE MANUEL MACHADO: «TENHO CURIOSIDADE PARA OUVIR O QUE ELE DISSE»

RUI JORGE: «NÃO VOU ESTAR DE PLANTÃO NA ALDEIA OLÍMPICA»