No particular frente à França, na próxima sexta-feira, Portugal tenta quebrar um registo de resultados negativos. Em 23 encontros, a seleção portuguesa venceu apenas cinco, sendo que o último triunfo aconteceu há mais de quarenta anos.

Para encontrar as cinco vitórias lusas é preciso recuar até 1927. A formação das quinas goleou por 4-0, com um bis de José Manuel Martins (Sporting) e outro de Pepe (Belenenses).

Depois, Portugal ainda venceu por 2-0 em 1930, por 2-1 em 1946, no que é ainda o último triunfo caseiro, e por duas vezes em Paris, nos anos 70, primeiro por 2-1 em 1973, com dois tentos de Eusébio, e 2-0 em 1975. Seguiram-se nove derrotas seguidas.

A França começou a ganhar o estatuto de «besta negra» lusa no Europeu de 1984, quando impediu Portugal de chegar à sua primeira final de uma grande competição, ao vencer por 3-2, após prolongamento, em Marselha.

Nos últimos cinco minutos, Domergue bisou. Michel Platini, quase em cima dos 120 minutos, garantiu a passagem dos franceses à final, que ganhariam por 2-0 à Espanha.

Dezasseis anos depois, as duas seleções voltaram a encontrar-se numa meia-final de um Europeu, em 2000. A seleção orientada por Humberto Coelho até saiu na frente, com um golo de Nuno Gomes, mas Henry empatou já no final do prolongamento. Zidane acabaria por marcar o golo de ouro, de penalti.

A França ainda negou a Portugal uma terceira final, a primeira num Mundial, quando em 2006, em Munique, superou a formação liderada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari. Zidane, novamente de penalti, marcou o único golo do jogo.

O último encontro entre as duas seleções realizou-se a 11 de outubro de 2014, no Stade de France, e terminou com uma vitória dos franceses por 2-1. Benzema e Pogba marcaram para os gauleses, Ricardo Quaresma fez o único golo luso.